Se você trabalha com serviços ou produtos, certamente já ouviu falar sobre persona. Saber mais sobre as pessoas que quer atingir é indispensável para o sucesso das suas promoções, campanhas de marketing digital e também para o fechamento de vendas.
Porém, como hoje a comunicação mudou (e muito!) a definição de público-alvo teve também foi atualizada. As pessoas buscam pelos seus interesses na Internet e utilizam cada vez mais as redes sociais. Portanto, é preciso levar em conta o que estas pessoas consomem, onde frequentam, o que gostam realmente de fazer e com o que mais se identificam: estes são itens que levam à criação de uma persona.
Ok, mas o que é essa tal de persona?
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. É criada com base em dados reais de comportamento, características demográficas e histórias pessoais, motivações, objetivos dos consumidores. Para descobrir qual a sua, é importante que você estude e investigue quem são as pessoas que compram de você. Se você tem uma base de clientes, pode começar por aí!
Persona x público-alvo: qual a diferença?
Comparando ao público-alvo, a persona é uma informação bem mais certeira para se utilizar em novas ações de marketing e até mesmo no conteúdo que a sua empresa posta na Internet. Isso porque, o público-alvo possui dados mais genéricos, sobre um grupo de pessoas. Já a persona é um personagem fictício, criado por meio de informações reais dos seus clientes.
Olha só este exemplo:
Público-alvo: Mulheres, de 25 a 34 anos, solteiras, graduadas em moda, com renda média mensal de R$ 3.000. Pretendem investir em atualização profissional no exterior e acompanham blogs do tema.
Persona: Carol, tem 28 anos, é recém-formada em moda e estilista autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um curso no exterior, é solteiro e sempre quis fazer uma viagem assim. Atualmente buscando uma agência de viagens que a ajude a encontrar cursos na Europa e que aceitem alunos estrangeiros.
De maneira resumida: público-alvo são as pessoas no geral, que possam se interessar pela sua marca; já a persona é uma forma humanizada de um perfil do cliente ideal.
Porque minha empresa precisa ter uma persona?
Ter uma ou mais personas é uma maneira de criar conteúdo e direcionar os investimentos de marketing digital: sem perder tempo e dinheiro falando com quem não vai comprar da sua marca. Estes são alguns dos motivos para você criar uma persona para a sua empresa:
- Ajudar a criar ações estratégicas de marketing;
- Definir o tipo, estilo e tom de voz do conteúdo;
- Ajudar a definir as pautas de assuntos a abordar;
- Entender onde estas pessoas buscam informações e como as consomem.
Como posso criar uma persona?
Você pode responder algumas perguntas, com base nas informações de clientes que possui e criar a sua persona ideal. Seguem ideias de perguntas:
- Quem é o seu potencial cliente, características físicas e psicológicas de quem fecha a compra;
- Por quais assuntos esta pessoa se interessa?
- Quais são as atividades pessoais e profissionais que realiza?
- Qual o seu nível de instrução?
- Quais são a informações que consome e em quais mídias?
- Quais são seus objetivos?
Assim você já vai ter bons dados sobre esse cliente ideal e poder usar estas informações junto com a jornada de compra do seu negócio.
Posso criar mais de uma persona?
Sua empresa pode ter uma ou mais personas, se a primeira ficar muito específica. O importante é não criar muitas, pois isso pode confundir na hora de colocar os planos de marketing em ação.
Compare as suas personas com a jornada de compra
Com a persona criada, você já vai saber como a sua empresa poderá se comunicar com os potenciais clientes também na jornada de compra. Você pode criar materiais conforme cada status da jornada de compra e planejar ações de automação de marketing. Mas isso é assunto para outro post! 😉
Ainda tem dúvidas sobre como criar a sua persona?
Entre em contato com a Lime: podemos te ajudar a criar sua persona e ainda criar um planejamento estratégico para você se comunicar e atingir seus potenciais clientes.
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