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Autenticidade nas redes sociais é a chave do sucesso

Em tempos de produção e divulgação de conteúdo em larga escala, a autenticidade nas redes sociais pode fazer toda a diferença no sucesso de sua marca. Como já comentamos aqui no blog, o Inbound Marketing busca conquistar a confiança do cliente e, só então, oferecer-lhe o produto que ele já sabe que deseja.

É importante entender que, em meio a tantas empresas, tantos produtos e influenciadores, a autenticidade nas redes sociais pode ser o sucesso da sua marca. Quer entender por quê? Então continue lendo esse post!

Humanizar a marca e conquistar clientes

Diferentes estudos nas áreas de marketing mostraram que os consumidores tendem a ser mais leais a uma marca e a pagar mais caro por produtos dessa marca quando ela é transparente. Nesse sentido, é bastante importante estabelecer uma comunicação direta e clara com seu público, a fim de que ele perceba a autenticidade de sua marca.

É preciso então, para ter autenticidade nas redes sociais e ser transparente, ouvir verdadeiramente o consumidor, especialmente aqueles que se encaixam nas personas de sua empresa, para compreender suas reais necessidades, conquistas e frustrações. Por isso, não apague ou ignore avaliações negativas de clientes – elas são fundamentais para você exercer a transparência de sua marca e a humanização de sua relação com os clientes. É muito mais fácil confiar em uma marca que reconhece seus erros.

Não sabe o que é persona? Confira aqui!

Nesse sentido, é importante também humanizar a marca, pois isso a aproxima do cliente e permite que ele se reconheça nela. Para isso, você pode, por exemplo, mostrar os processos produtivos de seu produto, ou ainda sua equipe e ambiente de trabalho durante o dia a dia. Isso faz com que o cliente se sinta parte da empresa, da marca, e se reconheça nela.

Você pode, ainda, compartilhar as experiências dos envolvidos em processos produtivos ou de outros clientes – com autorização deles, é claro. Pode compartilhar também as dificuldades do dia a dia e as conquistas da empresa e dos colaboradores – desde as menores, até as maiores.

Esse compartilhamento pode ser feito pelos stories do Instagram, por exemplo, já que eles são uma ferramenta muito interessante para empresas. Conhecer a rotina, as dificuldades, as experiências de quem faz parte da empresa pode ser decisivo para que o cliente enxergue a autenticidade nas redes sociais da marca e, assim, torne-se leal a ela.

Compartilhar a experiência com o produto ou serviço de sua empresa de maneira transparente aproxima a propaganda à indicação de um amigo, como as indicações “boca a boca”. Essa transparência fortalece a autenticidade nas redes sociais e reforça o posicionamento da marca para os clientes.

Ser coerente e gerar engajamento

Nessa busca por autenticidade nas redes sociais, é preciso ter muito cuidado com a coerência das ações e das publicações. Deve-se adotar um discurso e, conscientemente, manter a coerência tanto na comunicação com o cliente como no posicionamento da marca. Um discurso bem definido e coerente gera engajamento do público.

Além disso, é preciso especializar-se no tema escolhido como central para sua empresa. Isso porque abordar os assuntos propostos com propriedade e apresentar diferentes pontos de vista torna os conteúdos produzidos mais completos e autênticos.

Como já comentamos por aqui, a base do Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdo para diferentes plataformas com informações de qualidade e que falem sobre a empresa, seus produtos e serviços e sobre os diferenciais oferecidos. Por isso, as publicações precisam ter objetivo claro e pré-definido e conversar com as personas da empresa.

Ainda que pareça difícil, estabelecer autenticidade nas redes sociais é fundamental para o sucesso da sua marca. E nós podemos ajudar! Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços. Ou então, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse.

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