Curitiba/PR

O que é persona e porque você deve criar uma para o seu negócio?

Se você trabalha com serviços ou produtos, certamente já ouviu falar sobre persona. Saber mais sobre as pessoas que quer atingir é indispensável para o sucesso das suas promoções, campanhas de marketing digital e também para o fechamento de vendas.

Porém, como hoje a comunicação mudou (e muito!) a definição de público-alvo teve também foi atualizada. As pessoas buscam pelos seus interesses na Internet e utilizam cada vez mais as redes sociais. Portanto, é preciso levar em conta o que estas pessoas consomem, onde frequentam, o que gostam realmente de fazer e com o que mais se identificam: estes são itens que levam à criação de uma persona.

Ok, mas o que é essa tal de persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. É criada com base em dados reais de comportamento, características demográficas e histórias pessoais, motivações, objetivos dos consumidores. Para descobrir qual a sua, é importante que você estude e investigue quem são as pessoas que compram de você. Se você tem uma base de clientes, pode começar por aí!

Persona x público-alvo: qual a diferença?

Comparando ao público-alvo, a persona é uma informação bem mais certeira para se utilizar em novas ações de marketing e até mesmo no conteúdo que a sua empresa posta na Internet. Isso porque, o público-alvo possui dados mais genéricos, sobre um grupo de pessoas. Já a persona é um personagem fictício, criado por meio de informações reais dos seus clientes.

Olha só este exemplo:

Público-alvo: Mulheres, de 25 a 34 anos, solteiras, graduadas em moda, com renda média mensal de R$ 3.000. Pretendem investir em atualização profissional no exterior e acompanham blogs do tema.

Persona: Carol, tem 28 anos, é recém-formada em moda e estilista autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um curso no exterior, é solteiro e sempre quis fazer uma viagem assim. Atualmente buscando uma agência de viagens que a ajude a encontrar cursos na Europa e que aceitem alunos estrangeiros.

De maneira resumida: público-alvo são as pessoas no geral, que possam se interessar pela sua marca; já a persona é uma forma humanizada de um perfil do cliente ideal.

Porque minha empresa precisa ter uma persona?

Ter uma ou mais personas é uma maneira de criar conteúdo e direcionar os investimentos de marketing digital: sem perder tempo e dinheiro falando com quem não vai comprar da sua marca. Estes são alguns dos motivos para você criar uma persona para a sua empresa:

  • Ajudar a criar ações estratégicas de marketing;
  • Definir o tipo, estilo e tom de voz do conteúdo;
  • Ajudar a definir as pautas de assuntos a abordar;
  • Entender onde estas pessoas buscam informações e como as consomem.

Como posso criar uma persona?

Você pode responder algumas perguntas, com base nas informações de clientes que possui e criar a sua persona ideal. Seguem ideias de perguntas:

  • Quem é o seu potencial cliente, características físicas e psicológicas de quem fecha a compra;
  • Por quais assuntos esta pessoa se interessa?
  • Quais são as atividades pessoais e profissionais que realiza?
  • Qual o seu nível de instrução?
  • Quais são a informações que consome e em quais mídias?
  • Quais são seus objetivos?

Assim você já vai ter bons dados sobre esse cliente ideal e poder usar estas informações junto com a jornada de compra do seu negócio.

Posso criar mais de uma persona?

Sua empresa pode ter uma ou mais personas, se a primeira ficar muito específica. O importante é não criar muitas, pois isso pode confundir na hora de colocar os planos de marketing em ação.

Compare as suas personas com a jornada de compra

Com a persona criada, você já vai saber como a sua empresa poderá se comunicar com os potenciais clientes também na jornada de compra. Você pode criar materiais conforme cada status da jornada de compra e planejar ações de automação de marketing. Mas isso é assunto para outro post! 😉

Ainda tem dúvidas sobre como criar a sua persona?

Entre em contato com a Lime: podemos te ajudar a criar sua persona e ainda criar um planejamento estratégico para você se comunicar e atingir seus potenciais clientes.
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