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Entenda o que é SEO e aplique em sua empresa!

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas utilizadas na web para otimizar páginas e/ou sites por inteiro, que tornam possível o ranqueamento orgânico nos buscadores, onde é preciso investir somente tempo e dedicação.

Com a utilização da forma correta destas técnicas, as quais abordaremos com mais detalhes abaixo, o seu site ganha mais qualidade e relevância para os buscadores perante os demais sites.

As técnicas de SEO são diversos itens como por exemplo:

O Google que é a maior referência de buscador online, possui seu próprio algoritmo de busca. Os algoritmos são códigos que têm o objetivo de organizar as informações, e cada vez se torna mais preciso em seus resultados. Para melhorar cada vez mais o resultado das buscas, o algoritmo do Google é atualizado com bastante frequência, o que cria a necessidade de sempre manter o SEO do site atualizado. Pois, um site parado, com informações antigas e sem atualizações constantes perde a relevância e consequentemente abre brechas para os concorrentes assumirem seu posto na busca orgânica.

SEO aliado ao Marketing de conteúdo: Entregue apenas o melhor para seus leitores

Não podemos mais apenas fazer por fazer o conteúdo na web. Informações são absorvidas de forma muito rápida, nas redes sociais, sites, vídeos, etc. O que diferencia a empresa X da empresa Y? O produto amarelo é melhor que o produto azul? Você com certeza já se pegou perguntando algo semelhante e foi em busca de mais informações.

Respostas para perguntas como essas definem a forma como consumimos as informações presentes na internet. Por isso, a frase a seguir deve ser levada muito a sério, se você deseja ter sucesso: o conteúdo precisa ser voltado para os leitores, de forma amigável. É preciso fazer com que entendam e se interessem pelo que está escrito. Este é o diferencial que pode fazer uma pessoa se tornar seu cliente ou consumir sua marca.

Este, se não é o item mais importante da nossa lista de SEO, é um dos fundamentais para um bom ranqueamento, indicações de outros sites ou links para seu site.

Site responsivo: Acessível onde estiver

Aliado a um conteúdo rico, o site responsivo é uma ferramenta muito poderosa para o SEO. Seu site sempre aparecerá certo, independente se onde o usuário estiver acessando, seja no desktop ou mobile.

Uma notícia que forçou a atualização de grande parte dos sites para o responsivo, foi em meados de 2015: o Google anunciou que começaria a esconder da busca os sites que não fossem responsivos, para poder ofertar melhores resultados. Essa alteração torna mais importante a adaptação dos sites para as mais diversas formas de acesso.

Mas além de ser responsivo, o site precisa de cuidados, como: imagens com textos alternativos, títulos informativos e coerentes com o conteúdo. Assim os robôs do Google, que vasculham a internet atrás de informações, conseguem interpretar sobre o que é o conteúdo e assim atribuir um grau de relevância e consequentemente elevar ou diminuir a posição na busca.

Otimização do site: Como iniciar?

A otimização de sites é algo relativo, pois não é possível garantir posições em buscas orgânicas, mas é possível ranquear bem com alguns passos: Definir palavras-chave, títulos, imagens e vídeos otimizados.

O primeiro passo para fazer um bom SEO é definir as palavras-chave com as quais se quer ter como base em suas páginas / posts. Através delas vamos desenvolver o nosso conteúdo, as variações nas formas de abordagem e definir como quer ser encontrado.

Feito isso, os títulos são o próximo passo. Eles são fundamentais pois através deles informamos de forma resumida o que se encontra abaixo no restante do conteúdo. Os robôs do Google também entendem sobre o que é o conteúdo presente na página e o seu grau de relevância, que varia de 1 a 6. Junto com os títulos de conteúdo, temos o título da página, que deve conter uma breve descrição do que é a página, sendo que é imprescindível cada página ter seu título, não apenas algo repetitivo como o nome da empresa.

Com um conteúdo interessante aliado aos passos citados acima, você já terá grandes chances de alcançar sucesso nos resultados orgânicos de buscas. Mas não está faltando nada? Claro que falta! Dificilmente você encontrará usuários que leiam textos grandes na internet sem que os mesmos tenham algum atrativo como fotos e vídeos.

Fotos e vídeos são mais fáceis de encontrar, mas não podem ser apenas algo para marcar espaço. Precisam transmitir informação, algo que seja relevante e agregue ao seu conteúdo. Por isso precisam ser otimizados também, com título, descrição e no caso das imagens com texto alternativo, ambos podem ser decisivos na hora de alguém decidir se irá ou não ler sua página.

Link building: Uma rede de links

Sabe aquele remédio que faz bem, mas na dose errada pode ser fatal? Então esse é o link building! 🙂

Link building de uma forma resumida, é uma rede de links que permite a navegação no seu site, e do seu site para outros sites (ou vice-versa).

Lembra dos robôs do Google que vasculham a internet atrás de conteúdo? Então, os links servem como pontes para eles encontrarem conteúdos e itens que podem ser relacionados. Por exemplo, ao entrar na home de um site, os robôs encontram link para os serviços. Dentro destas páginas tem links para portfolio, blog e contato. Assim, estes robôs já entendem que todos os links têm ligação, o que pode ser interessante para quem está visita o site.

Mas sempre existe um porém!

Durante muito tempo, foram utilizadas técnicas de black hat, que nada mais são do que formas de burlar os buscadores e conseguir mais relevância de forma mais rápida. Dentre estas técnicas de black hat existia uma que funcionava muito bem para aqueles que utilizavam, o link farm.

O link farm, em tese, são páginas com inúmeros links para os sites, que se tinha o desejo de ranquear mais rápido. Estes links são baseados nas palavras-chave mais buscadas, o que até então atribuía mais valor a eles e assim, os buscadores entendiam que a página de destino tinha bastante relevância e com isso apareciam nas primeiras colocações.

Com a evolução dos buscadores ficou entendido que isso era um tipo de “trapaça”. Portanto, quem utilizava essas técnicas foi penalizado e listado no black hat, onde o seu domínio não é mais encontrado nas buscas e todo o trabalho feito é perdido. Uma vez nesta lista é praticamente impossível conseguir retornar as buscas orgânicas.

Por isso, a necessidade de cuidar com o link building, que deve ser feito da maneira correta, para trazer bons resultados ao invés de grandes problemas!

Divulgação: As redes sociais são o caminho certo!

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em ter resultados com SEO. A boa notícia é que se seguir os passos acima não tem como dar errado!

Com tudo isso pronto, é hora de atrair público para o seu site e as redes sociais são ótimas ferramentas. Estas plataformas estão cheias de potenciais clientes que podem estar precisando dos seus serviços.

Fique ligado em nosso blog pois tem muito conteúdo interessante e em breve lançaremos o post: como se obter o máximo de resultado através das redes sociais. Nele vamos detalhar as melhores maneiras de você usar as redes sociais para atrair clientes!

Até lá!

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