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Call to action: saiba como utilizar essa ferramenta

Um dos termos bastante utilizados no marketing digital, especialmente no marketing de conteúdo, é o call to action. Você sabe o que é isso? Nesse post vamos explicar o que é essa ferramenta e esclarecer como e onde você deve utilizá-la. Vamos demonstrar, também, os principais formatos em que ela aparece e quais os contextos de uso de cada formato. Vamos lá?!

O que é call to action?

Em tradução para o português, call to action significa chamada para ação. O objetivo dessa ferramenta é direcionar o usuário no processo de conversão online.

Isso significa que ela deve indicar ao leitor quais as ações possíveis a partir daquele material, como cadastrar-se para o recebimento de uma newsletter, o preenchimento de um formulário para receber um conteúdo rico, um link para acessar um post de blog e conhecer mais sobre algum assunto, entre outras ações.

Conhecendo o objetivo e compreendendo a função dessa ferramenta, é importante também saber que termos usar, onde colocar e que formato escolher. Para isso, vamos apresentar algumas outras informações sobre call to action.

Como usar essa ferramenta?

Um dos pontos mais importantes ao utilizar uma call to action é deixar bastante claro qual será a ação executada caso o usuário decida atender à chamada para ação. Além disso, o usuário precisa se identificar com o conteúdo e se interessar por ele.

Por isso, utilize palavras ou pequenas frases que deixem clara a ação e passem segurança ao usuário. Evite, portanto, termos como “fale conosco” ou um simples “clique aqui”. Além disso, procure utilizar verbos no imperativo ou no infinitivo, sempre atentando para o que fica melhor no contexto em que a call to action aparece.

É importante também observar alguns pontos das chamadas em relação ao espaço onde elas aparecem, tais como o tamanho, as cores, as imagens e a presença de outros elementos apontando para elas.

Outro ponto importante dessa ferramenta é criar urgência: mostre ao usuário que a ação a ser realizada por ele é rápida e fácil. Isso aumenta as chances de que ele realmente atenda ao chamado.

Uma dica interessante para saber se uma chamada está sendo eficiente é pedir que alguém observe o material onde ela aparece e, depois de alguns segundos e sem olhar novamente para o material, diga que ações era possível realizar nessa página. Se a pessoa não tiver reconhecido o próximo passo ou uma ação possível, talvez sua call to action não esteja funcionando como deveria.

 

Onde usar uma call to action?

Para saber onde usar uma call to action, é importante considerar 3 fatores principais: sua persona, o estágio do funil de compras em que o usuário está e o contexto em que aparece sua call to action.

Assim, procure saber quem é sua persona e qual problema ela precisa resolver. Se sua persona for um estudante de marketing que precisa de ajuda com alguns conteúdos ricos sobre marketing digital, não fará sentido você oferecer a ele um ebook completo de técnicas de redação jornalística. Não é o que ele procura e não resolverá o problema dele.

Nesse sentido, é importante observar também o ponto em que o usuário se encontra no funil de vendas, para que você não corra o risco de oferecer um orçamento de seus serviços a alguém que ainda nem sabe o que sua empresa faz.

Por isso, analise o contexto em que sua call to action aparecerá e o problema que a ação resolve, para que esses fatores estejam alinhados e essa ferramenta de fato funcione.

 Quais os formatos possíveis?

Outro fator importante é escolher muito bem o formato de call to action mais eficaz de acordo com a persona, a etapa do funil e o contexto. Os formatos mais comuns são os botões, os banners e os links em textos.

Os botões geralmente aparecem em formulários, campanhas de e-mail marketing e páginas de compra. Eles são bastante usados, por exemplo, para facilitar a ação que envolve uma decisão já tomada, como a finalização da compra de um livro em uma página de e-commerce.

Os banners, por sua vez, são mais utilizados em páginas de blog, mídias sociais e anúncios em redes de display. Esse formato permite que a call to action não estabeleça uma relação direta com o contexto em que aparece, pois apresenta mais informações que um simples botão e, assim, contextualiza melhor o usuário sobre a ação que realizará respondendo a essa chamada para ação.

Os links em textos, no entanto, muitas vezes são links internos, essenciais para o SEO de um site. Porém, não precisam se limitar a isso, podem ser bastante utilizados como call to action. Um contexto interessante para utilizar esse formato é em e-mails, já que ele dispensa imagens e, muitas vezes, os e-mails acabam não carregando imagens ao serem abertos. Assim, a ferramenta continua eficaz, mesmo que parte do conteúdo não seja exibida.

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para saber ainda mais. E se quiser uma ajudinha para criar suas calls to action, conte com a Lime!

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