Curitiba/PR

Case de Sucesso – Inbound Marketing

“A agência LimeGreen conseguiu pegar aquilo que eu acredito, aquilo que a gente construiu neste breve espaço de tempo e potencializar. Imagina que eu saltei de um patamar para 300%, não só a mais, como de uma forma muito mais célere.” Isso é Inbound Marketing

Sobre o Professor André Barbieri

André Barbieri, 35 anos, é professor e escritor a mais de uma década. Sempre trabalhou com ensino jurídico em diversos cursos do país. Seu sonho era criar o seu próprio curso, com ensino jurídico de qualidade, preço acessível e que as pessoas pudessem estudar, de qualquer lugar, seja para preparação do Exame da Ordem da OAB ou para concursos públicos da área.

Esse sonho ficou guardado por muito tempo, mas hoje já é realidade. O site Professor Barbieri nasceu dessa inspiração, mas também por necessidade. André fechou um ciclo em sua carreira e não lecionou mais em outros cursos. Então, decidiu criar o seu próprio curso. Para isso, foi atrás de professores de apoio, mas percebeu algumas dificuldades no caminho. Pelo receio do site levar o seu nome, optou então por não contratar outros professores e seria o único responsável por ministrar todo o conteúdo aos alunos.

“Acabei virando motivo de chacota para muitos. Na época, a Gabriela, minha esposa, foi a única que acreditou que eu conseguiria e que topou estar comigo nesse projeto.”

Um dos casos mais emblemáticos, de como André busca fazer a diferença na vida das pessoas, com seu trabalho, é de um aluno que era vaqueiro e trabalhava em uma fazenda do interior do Maranhão.

“Mandei livros de presente para ele, mas o Correio não fazia entregas na sua região. Então, enviamos os livros para um outro endereço na capital, ele saiu da fazenda para buscar. Esse aluno já tinha 7 reprovações na OAB, conversávamos com ele quase que diariamente, dando apoio e auxílio. Hoje, ele conseguiu a aprovação no Exame da Ordem, tornou-se advogado e trabalha dentro de uma procuradoria. Tenho muito orgulho desta história, que é a materialização da ideia de que a educação muda a vida das pessoas!”

O site do Professor André Barbieri hoje atende mais de 500 alunos ativos, que estudam tanto para a Prova da OAB como para concursos públicos, e oferece conteúdo de qualidade aliado a um preço acessível. Ao todo, o projeto está a menos de 1 ano no ar, mas rodando com a nova plataforma já a 3 meses.

O Problema

Barbieri tinha um site muito precário e com tecnologia obsoleta, sem identidade visual e com todas as operações manuais. Com o aumento repentino de alunos matriculados nos cursos, André e Gabriela viram a necessidade de automatizar o processo, para focar apenas na produção de conteúdo e atendimento ao aluno.

“Logo que lancei a plataforma antiga, recebi a ligação de um aluno, que indagou:

– Professor André, eu não estou vendo quantos professores compõem o seu curso.

Então, eu falei que era apenas eu e ele respondeu:

– Ah, então isso não deve prestar!

Nesse momento eu percebi que era um problema não ter nenhum suporte de marketing.”

conta André Barbieri.

O site do Professor Barbieri é muito recente e, como todo começo, também teve algumas dificuldades. Uma delas era a ideia em si, que era algo inédito no Brasil. Um curso em que somente um professor leciona quase 20 disciplinas, na área do direito, por meio de videoaulas gravadas. André viu a necessidade de convencer as pessoas que era possível fazer isso sozinho e ainda trazer bons resultados.

Nessa época, o Professor ainda não tinha os mecanismos para que o aluno entrasse no site e realizasse sua própria matrícula. Tudo era manual. Além disso, com o aumento de alunos, não estava conseguindo manter o atendimento que proporcionava a eles no início.

“Foi então que pensei: ou eu mudo e encontro uma agência para reformular todo meu sistema e tecnologia, ou eu não vou conseguir dar conta de atender bem os alunos.”

A Solução

Quando detectou esses problemas, André Barbieri percebeu que precisava de uma ajuda profissional para atender seus alunos e fechar novas matrículas. Foi então que começou os trabalhos com a LimeGreen Digital, com a possibilidade de ter um novo site, uma nova plataforma de EAD e trabalhar com uma tecnologia que automatizasse os processos.

O Inbound Marketing foi fundamental para o negócio, pois fez com que mais alunos pudessem conhecer o Prof. Barbieri, os materiais gratuitos e também o custo-benefício dos cursos. André, junto com a sua esposa Gabriela, também conseguiu automatizar as funções e assim focar na produção de mais conteúdo para seus alunos.

“O trabalho com essa nova tecnologia foi um divisor de águas, não só questão do Inbound ou de Marketing Digital, mas principalmente de conseguir dar o melhor atendimento para meus alunos, pela tela do computador. Então, essa celeridade que agência trouxe é fundamental.”<

O público do Professor Barbieri vai desde alunos de 20 anos até alunos com 60 anos, o que traz uma disparidade de épocas e da forma de enxergar as experiências da vida. Com a automação dos processos, André conseguiu também atender estas necessidades, tanto para facilitar a vida do aluno jovem, que tem os estudos como prioridade, como também para a mãe de família, que precisa sustentar três filhos sozinha e também estudar. Hoje, todos os alunos são atendidos da mesma forma e podem acessar os cursos de onde estiverem.

Os Resultados

O trabalho da Limegreen junto ao Prof. André Barbieri foi só questão de tempo, com muito empenho e dedicação. A mudança da plataforma EAD e o investimento em Inbound Marketing, fizeram o curso saltar para um patamar de 300% a mais, entre vendas e faturamento. Além de trazer a automatização das matrículas e facilitar o atendimento ao aluno, que antes eram feitos todos manualmente.

“Foi como se nós tivéssemos terminado um livro e começado um novo. Quando a agência me falou sobre o Inbound Marketing, eu não conhecia nada além das mídias sociais. Foi um conhecimento que agência trouxe e então conseguimos completar essa ponte: de um lado o produto e do outro lado o aluno, que ainda não conseguiu aprovação ou que já coleciona reprovações. Hoje posso atender um público no Brasil inteiro, de pessoas das mais diferentes classes sociais e situações de vida. Agora essas pessoas conseguem conquistar mais essa vitória, de passar na prova da OAB ou de conseguir uma vaga no tão sonhado concurso!”

O que esperar do Futuro

Para o Professor André Barbieri, a maneira mais simples de mudar a realidade das pessoas é com educação acessível, ajudando a melhorar a vida de cada um e das pessoas que as cercam.

“O aluno vai para a prova da OAB, para ser advogado ter uma profissão e passar até mesmo em um concurso. É muito legal você ver a vida de uma família progredir radicalmente. É como eu sempre falo nas aulas, o sonho de hoje será em breve a doce realidade de amanhã.”

 

Mais matérias

A Evolução do Marketing Digital no Brasil

O marketing digital no Brasil deu um salto em direção ao futuro, com o LimeGreen liderando o processo. No coração pulsante desta evolução, assistimos...

Dia da Mulher: Como o marketing digital pode apoiar o empoderamento feminino

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres e refletir sobre como podemos avançar na busca pela igualdade...

O futuro do marketing digital: Tendências para ficar de olho em 2023

Com o mundo digital em constante evolução, é essencial que os profissionais de marketing estejam sempre atualizados sobre as tendências emergentes. Saber quais tecnologias...

Por que construir seu site com uma agência de marketing experiente

O mercado digital está em constante evolução, e cada vez mais empresas e marcas estão migrando suas operações para a internet. Nesse cenário, a...

Aproveite ao máximo o marketing digital durante o Carnaval

O marketing digital permite que as empresas alcancem seus públicos-alvo de maneira eficiente e econômica, independentemente da localização geográfica ou do tamanho da equipe...

Chat GPT: o que é e como usar de forma eficiente

O mundo digital está em constante evolução e as tecnologias de inteligência artificial são uma parte importante dessas mudanças. A cada dia, novas ferramentas...

E-mail Marketing: Como Fazer de forma Eficiente

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais antigas e eficientes que existem. Ele permite que você estabeleça uma conexão direta...

Mídias Sociais: Como Engajar seu Público

As mídias sociais são plataformas poderosas que permitem que as marcas se conectem com seus públicos de uma maneira mais pessoal e direta. Mas,...