Bronquite
Bronquite é um termo utilizado para se referir a uma inflamação dos brônquios. Várias doenças podem causar inflamações dos brônquios portanto bronquite mão é um diagnóstico definitivo e sim uma alteração comum a várias doenças pulmonares.
Por exemplo, na asma, ocorre inflação dos brônquios de forma recorrente, ou seja, intercala-se períodos de inflamação e períodos de normalização, ou seja, episódios recorrentes de bronquite. Vários termos foram surgindo ao longo do tempo para se referirem a este quadro como bronquite asmática, asma brônquica etc. Já o tabagismo, por exemplo pode causar uma inflamação persistente dos brônquios, condição conhecida como bronquite crônica.
Outras doenças como a fibrose cística também costumam levar a um estado de inflamação persistente dos brônquios. Resumindo, a bronquite é apenas uma manifestação de uma doença. Sua causa precisa ser investigada e tratada.
Quais são os principais sintomas da bronquite?
- Tosse produtiva é o principal sintoma (Nem sempre a tosse produtiva é acompanhada de expectoração, ou seja, nem sempre há eliminação do catarro, em especial nas crianças. A melhor forma de sabermos se existe produção de muco ou catarro é pelo som da tosse.
- Chiado no peito;
- Expectoração;
- Dificuldade respiratória;
- Cansaço;
- Fadiga;
- Lábios e extremidades arroxeadas;
- Infecções respiratórias mais frequentes.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pela combinação dos sintomas, achados do exame físico, exames de imagem e função pulmonar. Em casos específicos outros exames auxiliam no diagnóstico e manejo dos pacientes com bronquite.
Qual o tratamento?
O tratamento vai depender da causa da bronquite. É importante o comprometimento e a adesão do paciente, adotando um estilo de vida saudável e uso disciplinado das medicações prescritas.