Dermatite Atópica
Dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele frequentemente associada a problemas respiratórios como a asma e a rinite. Pessoas com dermatite atópica podem desencadear sintomas não somente após contato com partículas alergênicas como alimentos e ácaros, mas também com fatores não alergênicos como uma bactéria chamada estafilococo.
A dermatite atópica pode se iniciar em qualquer idade, porém a maioria se inicia na infância. É a doença crônica de pele mais comum na infância. Até 50% dos pacientes com dermatite atópica podem desenvolver asma de forma que é importante que pacientes com dermatite atópica sejam avaliados de uma forma global, abordando também outros sintomas além da pele.
Sintomas da dermatite atópica:
- Lesões avermelhadas com descamação e prurido intenso na pele;
- Pele seca;
- Lesões costumam melhorar e reaparecer ao longo do tempo;
- Lesões com localização sugestivas:
- Bebês – face (em especial nas bochechas), tórax, abdomen;
- Escolares, adolescentes e adultos: Regiões de flexuras (pescoço, dobra do cotovelo, atrás dos joelhos, punhos, pálpebras, atrás das orelhas;
- Frequentemente associada com outras doenças atópicas como asma e rinite.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sintomas e no aspecto das lesões. Eventualmente exames são solicitados para identificar fatores desencadeantes e doenças associadas como testes alérgicos, pesquisa de estafilococos resistentes aos antibióticos usuais.
Algumas vezes dietas de exclusão e reintrodução são necessárias para se estabelecer a relação com alergia aos alimentos.
Qual o tratamento?
O tratamento da dermatite atópica envolve modificações comportamentais e cuidados diários com a pele. Controlar a temperatura da água do banho, utilizar tecidos que absorvam o suor e usar um hidratante na pele diariamente são fundamentais. Cremes com corticosteróides ou imunomoduladoras (que regulam o sistema imunológico) podem ser utilizados no controle dos sintomas. Nos casos mais graves medicamentos orais (antibióticos, corticóides e imunomoduladores orais são utilizados). Existem vários métodos de tratamento para dermatite atópica que devem ser discutidos entre médicos e pacientes para se atingir um bom grau de controle.