urticaria e angioedema

Urticária e Angioedema

A Urticária é uma doença que causa lesões avermelhadas de diferentes formatos (pequenos pontos vermelhos ou manchas maiores) muitas vezes estas manchas surgem e se unem umas às outras e podem ficar elevadas como se fossem vergões. Podem surgir em qualquer parte do corpo e costumam ser pruriginosas. Angioedema, por sua vez é caracterizado por inchaço em diferentes localizações do corpo, em especial pálpebras, lábios, orelhas, mãos e região genital

A urticária e o angioedema são considerados agudos quando duram até 6 semanas e crônicos quando duram mais de 6 semanas.

Vários fatores podem desencadear a urticária e o angioedema tais como autoimunidades, fatores físicos (calor, suor, atrito, vibração etc), infecções e alergia (alimentos, picadas de insetos, medicamentos, látex etc). Alguns casos de urticária crônica, após investigação extensa continuam sem fator causal definido. Estes casos costumam ser considerados como Urticária Crônica Espontânea.

urticaria e angioedema

Quais os sintomas?

Os principais sintomas da urticária são:

– Lesões avermelhadas de diferentes formas com coceira e eventualmente sensação de queimação. A característica principal é que estas lesões surgem e desaparecem em diferentes locais do corpo em um período de algumas horas, como se estivessem migrando de um lado a outro

– Angioedemas: nada mais são do que inchaços nas pálpebras, lábios, orelhas, mãos, pés regiões genitais, face etc.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico de urticária se faz com base no aspecto das lesões. Porém o diagnóstico de sua causa é bem mais complexo e muitas vezes requer investigação extensa realizada pelo alergista. Nem sempre a causa é identificável. Abaixo estão as principais causas de urticária e angioedema:

urticaria e angioedema

Principais causas:

– Espontânea;
– Autoimune;
– Medicamentos;
– Infecções;
– Alergia (alimentos, látex, picadas de insetos etc);
– Fatores físicos (calor, suor, frio, exercício, pressão, vibração);
– Hereditário – (Angioedema).

Qual o tratamento?

O tratamento consiste em afastar o agente causado quando possível. Anti-histamínicos, corticoides e drogas imunobiológicas podem ser empregados no tratamento. Atualmente existem várias medicações disponíveis para que o paciente com urticária, em especial os crônicos, tenham uma excelente qualidade de vida.