Alergia Ocular
A alergia ocular, também chamada de conjuntivite alérgica é uma doença muito comum, especialmente em pacientes que sofrem de outros tipos de alergia como a asma e rinite, por exemplo. São causadas por alérgenos que entram em contato direto com os olhos. Os alérgenos mais envolvidos neste tipo de alergia são os ácaros e os pólens.
Existem 5 tipos de alergia ocular:
1) Conjuntivite alérgica sazonal: ocorre principalmente no período do ano em que a concentração de pólen no ar aumenta;
2) Conjuntivite alérgica perene: ocorre o ano todo e está relacionada com sensibilização alérgica aos ácaros, principalmente;
3) Ceratoconjuntivite atópica: É uma forma mais grave de conjuntivite alérgica com potencial dano à visão. Ocorre principalmente em adultos e em muitos casos está associada à dermatite atópica. Frequentemente as pálpebras são afetadas;
4) Ceratoconjuntivite Vernal: também é uma forma mais grave de alergia ocular, com risco potencial à visão. Normalmente começa na infância, antes dos 10 anos de vida e pode durar de 2 a 10 anos. Muitas vezes se resolve na puberdade;
5) Conjuntivite papilar gigante: Nesta forma de conjuntivite ocorre a formação de pequenas lesões arredondadas, chamadas de papilas na superfície interna das pálpebras. Está associada ao uso de lentes de contato.
Quais os sintomas?
Os principais indícios de alergia ocular são:
- Pálpebras inchadas;
- Coceira intensa;
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Dificuldade em olhar para a luz;
- Sensação de cisco nos olhos.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através dos sintomas e eventualmente de alguns exames. Casos de alergia ocular mais intensos necessitam acompanhamento conjunto entre o Alergista e o Oftalmologista.
Qual o tratamento?
O tratamento consiste em evitar os fatores desencadeantes quando possível, uso de colírios e ou pomadas oftálmicas de acordo com a recomendação médica, avaliar as doenças sistêmicas que podem estar associadas e em casos persistentes, o uso de vacinas de alérgenos.
Se você está com alergia nos olhos, procure um Alergista de confiança! Agende sua consulta e encontre o melhor tratamento para o seu caso.