Vacinas para Alergia e Indução de Tolerância
Nesta modalidade de tratamento, administra-se ao paciente os elementos aos quais ele é alérgico, em doses crescentes. Por exemplo, um paciente com alergia aos ácaros, que não atinja um bom controle de sintomas com os tratamentos convencionais pode receber “vacinas” contendo os ácaros aos quais ele é alérgico com objetivo de induzir um estado de tolerância ao ácaro, reduzindo os sintomas de alergia de forma mais permanente. Pode ser usado em vários tipos de situações, em especial quando não há resposta aos tratamentos convencionais. É um tratamento longo que pode durar até 5 anos. Pacientes com alergia aos ácaros, pólens, insetos venenosos e alguns tipos de alergia alimentar podem se beneficiar muito deste tipo de tratamento. Existem vários tipos de vacinas, no entanto as vacinas orais (em gotas) e injetáveis são as mais utilizadas na prática.
Administração de imunobiológicos
Algumas situações especiais requerem tratamentos também especiais. Imunobiológicos são medicamentos específicos, de alto custo, utilizados em situações muito especiais. Os principais imunobiológicos utilizados na prática são a anti-IgE e o Palivizumabe porém outros estão disponíveis. O quadro abaixo lista os principais imunobiológicos e suas indicações.
Medicamento: Omalizumabe
Nome comercial: Xolair ®
Ação: Anti IgE
Indicação: Asma grave e urticária crônica espontânea em maiores de 6 anos
Medicamento: Palivizumabe
Nome comercial: Synagis ®
Ação: Anticorpo monoclonal IgG1 contra a proteína de fusão do Vírus Sincial Respiratório
Indicação: Profilaxia da infecção por vírus sincicial respiratório em prematuros com doença pulmonar ou cardíaca menores de 2 anos de idade
Medicamento: Mepolizumabe
Nome comercial: Nucala ®
Ação: Anti Interleucina 5
Indicação: Asma grave em adultos
Medicamento: Dupilumabe
Nome comercial: Dupixent ®
Ação: Anti- Interleucina 4 e 13
Indicação: Dermatite atópica moderada e grave em maiores de 12 anos de idade.