LimeGreen Marketing Digital

Curiosidade: qual a origem da Black Friday?

O termo Black Friday ficou muito popular no Brasil, especialmente nos últimos anos. A data é sempre lembrada pelos descontos que oferece, abaixo dos preços praticados durante todo o ano. Mas você sabe a origem da Black Friday e qual o seu significado?

Por isso, nesta semana que Black Friday trouxemos algumas curiosidades para te contar:

Qual a origem da Black Friday?

A data tem origem nos Estados Unidos e é associada ao maior dia de compras no país e acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, comemorado pelos americanos na última quinta-feira de Novembro, todos os anos.

O termo, apesar de hoje ser utilizado para fins comerciais, foi dito pela primeira vez por Jay Gould e James Fisk, dois especuladores da bolsa de valores. Eles tentaram tomar o mercado do Ouro na bolsa de Nova York, no ano de 1869.

 

Quando se tornou o maior dia de compras da atualidade?

Apesar do termo ser bem antigo, o dia mais consumidor da história só passou a ser conhecido desta forma no início dos anos 2000. Pois antes das lojas usarem este dia para incrementar suas vendas do final de ano, a sexta-feira pós feriado de Ação de Graças era vista como o dia da procrastinação para os americanos.

A popularidade pelo mundo

Após perceber o aumento das vendas no país vizinho, o Canadá passou a adotar a prática e também a oferecer suas próprias promoções. Apesar do Dia de Ação de Graças ser comemorado por lá 01 mês antes dos americanos.

Depois do Canadá, diversos países adotaram a prática para turbinar as vendas e iniciar a compra de presentes para o fim do ano. No Brasil, como não comemoramos a data de Ação de Graças, os lojistas viram a oportunidade de aumentos nas vendas e então a Black Friday entrou para o calendário e para a rotina anual dos brasileiros.

 

Será que o modismo da Black Friday vai passar?

Em 2011 o Wallmart tentou mudar a tradição da Black Friday nos EUA: abriram suas lojas na noite de Ação de Graças, para que as pessoas aproveitassem as ofertas após a ceia. A rede de lojas também batizou a data como quinta-feira cinza, mas pelo jeito a Black Friday continua muito mais em alta, não é mesmo?

Sair da versão mobile