A tríade Facebook, Instagram e Whatsapp está mudando e, ao que tudo indica, para a melhor. Com todos os problemas que Mark Zuckenberg estava vivendo, era hora de reanimar e mostrar ações concretas. Nada melhor do que um evento do Facebook, o F8, para anunciar as mudanças.
Bom, após escândalos e polêmicas, o fundador do Facebook anunciou que quer criar uma plataforma baseada na privacidade. Para ele, “o futuro é privado”. Mas como ele pretende fazer isso? E de que forma isso pode te atingir ou atingir sua empresa? Vamos falar sobre isso ao longo do texto.
Quais são as novidades no Facebook, Instagram e Whatsapp?
Bom, as mudanças vão ser graduais, mas algumas já começam a aparecer desde já e é provável que você sinta. Por isso, vamos falar sobre as redes e quais as novidades para cada uma delas.
O terceiro site mais acessado do mundo precisou se ligar para não perder a posição. Com os escândalos de vazamentos de dados, a palavra da vez é segurança. Por isso, seus serviços serão baseados em seis conceitos:
- Interações privadas
- Criptografia
- Permanência reduzida
- Segurança
- Interoperabilidade
- Armazenamento seguro de dados
Além disso, o site redesenhou totalmente o design e deixou de lado o tradicional azul da empresa. Com tudo mais clean, a ideia é dar destaque aos grupos e eventos, fortalecendo a interação das pessoas nesses meios.
E além das relações entre as comunidades e amigos, o Facebook também vai lançar o Dating no Brasil, uma plataforma de encontros amorosos que compete com o Tinder. E por mais que eles estejam integrados, a plataforma exige que você faça um novo cadastro para criar serviços separados.
“Acho que devia ser tão simples mandar dinheiro para alguém quanto mandar uma foto”, afirma Mark Zuckerberg. Portanto, para o WhatsApp, a grande novidade é olhar para os negócios e oferecer a opção de pagamentos dentro do aplicativo. Além disso, o Whatsapp Business terá um catálogo, para que os vendedores exibam seus produtos. Pelo o que foi apresentado, é algo parecido com o Ifood ou Uber Eats.
Outra informação impressionante sobre o WhastApp é que a plataforma de vídeos efêmeros, o Status, é mais usada que os Stories do Instagram. O fundador da rede social destacou a possibilidade de criar uma experiência privada, de contato para contato, e apontou que o WhatsApp irá implantar novidades no serviço do status, sem especificar quais.
A plataforma queridinha do momento não poderia ficar de fora. Afinal, agora ela vai ter uma aba de shopping para que seja mais fácil comprar produtos por lá. Ah, a ideia também é aumentar as regiões que aceitam pagamento diretamente no aplicativo do Instagram.
De olho nos negócios, a plataforma continua investindo na ferramenta de compras, e agora permitirá que influenciadores adicionem etiquetas para venda de produtos por meio do Instagram. Até então, a função era restrita a empresas.
E o fim dos likes? Bom, ainda em fase de teste, a ação se tornou uma possibilidade por causa da ansiedade que causava nos usuários. Por isso, além dos likes, existe a possibilidade do número de seguidores ficar privado.
Como essas mudanças afetam a minha empresa?
Que o Facebook, Instagram e WhatsApp se tornaram ferramentas de trabalho ninguém mais tem dúvida. E como todas as mudanças apresentadas são construídas com base em feedbacks e exigências também do público, é preciso que as empresas se atentem a isso também.
Primeiro porque o público está ligado ao que acontece com os dados pessoais. Empresas que estão fazendo marketing de dados sem prestar atenção no que fazem, correm o risco perder clientes por isso. Cuidar das métricas é importante, conhecer o cliente também, mas existem limites, certo?
Segundo porque agora está bem mais fácil vislumbrar negócios dentro das redes. As possibilidades são inúmeras para quem está pronto para inovar, correr riscos e se adaptar ao cenário.