Você já deve ter ouvido falar em Inbound Marketing. Essa estratégia vem sendo bastante usada pelas empresas para obter melhores resultados com as campanhas online. É um conceito muito amplo, porém, vamos resumi-lo para que possa compreender como funciona.
Essa modalidade de marketing se encaixa perfeitamente nas necessidades de cada cliente. A diferença entre Inbound e Outbound Marketing é que o primeiro visa o interesse das pessoas sobre determinado conteúdo (por trás está a marca e a empresa). Já o segundo vende produtos e serviços diretamente ao seu público-alvo.
Por isso, o Inbound Marketing utiliza principalmente de conteúdo de relevância para atrair os consumidores. Para a divulgação desse conteúdo são usadas diversas ferramentas como SEO, links patrocinados, redes sociais, marketing de conteúdo e o que mais a criatividade mandar. Abaixo alguns exemplos de estratégias em conteúdo que você pode utilizar para atrair as pessoas:
- Criação de webinars, hangouts;
- Produção de vídeos e podcasts;
- Download de e-books;
- Escrever posts para blog e configurar o SEO do seu site;
- Produzir e alimentar redes sociais;
- Fazer campanhas de e-mail marketing;
- Entre muitos outros.
O marketing que quer só vender, muitas vezes, acaba afastando os consumidores, que se sentem pressionados para comprar. Com este “novo marketing” totalmente online, as pessoas se sentem atraídas pelo conteúdo que a sua marca/empresa está produzindo, se este for de seu interesse. Portanto, consomem essas informações de maneira natural e se sentem seguras para comprar produtos ou contratar serviços.
O processo do Inbound Marketing
Fonte: Marketing de Conteúdo
Significa que você pode aproveitar o momento certo para encontrar as pessoas, gerar o conteúdo que estão procurando e assim atrair para a sua marca. É importante também produzir conteúdo de qualidade e com valor. Afinal, se a pessoa vai ceder seus dados para baixar alguma recompensa, por exemplo, esta precisa ser interessante. Assim vai compartilhar seu conteúdo com seus amigos, familiares e indicar seu conteúdo para mais pessoas.
Mas você deve estar se perguntando: deixo o Outbound Marketing de lado?
A resposta é não totalmente. Continue trabalhando o outbound em conjunto com o inbound marketing. Assim, suas estratégias terão mais retorno do que antes. A dica é investir um pouco mais em um marketing de conteúdo bem feito, juntamente com a venda direta. Muitos empresários investem até 90% da sua verba em outbound, que geralmente é mais caro, e sozinho não traz os mesmos resultados.
Ainda em dúvida se deve investir em Inbound Marketing? Então converse com a gente. Vamos juntos chegar às melhores estratégias para a sua empresa.