Quando se trata de mídias sociais para negócios sabemos que estas podem trazer ótimos resultados, não é mesmo? Mas claro, se forem utilizadas da forma correta.
Por isso, hoje trouxemos 05 dicas para você aproveitar as mídias sociais da melhor forma no seu negócio. Vamos lá:
1) Criar perfis da empresas em todas as redes sociais
Às vezes o que podem ser bom pra alguém, não é tão bom assim para outra pessoa. Concorda? Isso também é válido para as mídias sociais. Elas são muitas na Internet e engana-s
e quem pensa que criar perfis em toda
s elas é garantia de sucesso. Cada uma das plataformas sociais tem a sua particularidade: algumas têm fotos como carro-chefe, outras vídeos e outras textos. Cabe a você, ou os profissionais de comunicação que trabalham com a sua empresa, verificar qual das plataformas mais tem a ver com o produto/serviço e com a mensagem que a sua marca quer passar.
2) Pensar que seu público-alvo não utiliza redes sociais
A última pesquisa da Secom – Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal – cerca de 48% das pessoas utilizam a Internet e destas, 92% estão presentes nas redes sociais. Os números mostram que as pessoas estão sim presentes nas mídias sociais e as empresas estão utilizando cada vez mais dessas ferramentas para divulgar sua marca. Portanto, não tenha dúvidas: seu público-alvo usa, sim, as mídias sociais. É preciso somente pesquisar em qual delas estas pessoas estão!
3) Focar sua comunicação apenas nas mídias sociais
As mídias sociais são extremamente importantes para o seu negócio, já falamos sobre o assunto diversas vezes aqui no blog. Porém, investir somente nas redes sociais ou em somente uma das plataformas, como o Facebook por exemplo, pode não ser o melhor caminho.
O que sugerimos: você precisa de perfis em mídias sociais, mas também de um SEO bem trabalhado, para melhorar a busca orgânica do seu site, links patrocinados, um site bem estruturado e outros. É trabalhando com as ferramentas online em conjunto que você vai chegar a ótimos resultados!
4) Apague ou não responder os comentários negativos
Faça isso e seu público se voltará contra você! Infelizmente é isso que acontece com empresas que excluem os comentários ou não respondem as reclamações em seus perfis. Lembre-se sempre que as mídias sociais são o canal mais próximo do cliente. Quando ele tiver que fazer um elogio ou uma reclamação as redes sociais serão uma das primeiras opções, por serem muito acessadas. Pelo mesmo motivo, se você manter na página e responder à reclamação estará mostrando que a empresa é séria e se preocupa com seus clientes.
5) Esquecer de separar o orçamento para anúncios nas plataformas
Com o interesse das empresas em estar presentes nas mídias sociais, as empresas que administram essas plataformas viram uma oportunidade. Hoje, para distribuir os posts da sua empresa de forma orgânica, ou seja, não paga, é muito mais difícil. Isso porque as mídias sociais entregam um alcancem maior para os posts pagos e anúncios. Por isso, não temos como fugir dos Ads. O que você pode fazer: separar uma quantia mensal para investir nas postagens e alcançar seu público potencial. O lado bom é que você poderá distribuir sua mensagem para um público segmentado, de acordo com o perfil dos consumidores da sua empresa. É garantia de um bom investimento!
Seguindo essas dicas, os perfis da sua empresa nas mídias sociais têm tudo para dar certo. Caso precise de ajuda ou tenha alguma dúvida, converse com a equipe da LimeGreen!