Aqui na LimeGreen já estamos em clima natalino! Por isso, com os dias contados para a ceia, trouxemos uma curiosidade sobre a data, mais especificamente sobre o Papai Noel.
Então começamos com uma pergunta: você sabe qual a origem do Papai Noel que conhecemos hoje? Nós viemos contar um pouco mais dessa história para você. Vamos lá.
A tradição começou lá de longe, com a desintegração do Império Romano. Com os povos bárbaros de espalhando, muitas de suas tradições se mantiveram e com a expansão do Cristianismo, muitas destas festas consideradas pagãs, se integraram às religiões cristãs.
Foi de uma dessas tradições bárbaras que a crença no bom velhinho surgiu. Para amenizar o frio rigoroso que fazia no fim do ano, geralmente em Dezembro, os bárbaros tinham o hábito de fazer várias festividades. Foi aí que surgiu a lenda do “velho inverno”. Eles acreditavam que se um velhinho batesse na porta pedindo comida e bebida, durante o inverno, e a pessoa fosse solícita com ele teria um Inverno mais ameno.
Você deve estar se perguntando: mas e São Nicolau? Pois é, a junção dessas duas crenças veio muito tempo depois. São Nicolau era um monge turco que teria salvado uma garota de ser vendida pelo próprio pai, doando moedas de ouro que pagavam o casamento dela. Cinco anos depois a igreja o reconheceu como santo.
Assim, no Dia 06 de Dezembro começou a ser comemorado o Dia de São Nicolau. Criou-se a tradição de que neste dia um homem velho distribuía presentes às crianças e estas o esperavam com muita ansiedade. Antes um velhinho que passava necessidades, para agora um velhinho generoso, o que monta a tradição que conhecemos até hoje. Mas claro, a data do Natal veio a calhar e o Papai Noel virou figura carimbada na comemoração.
No final do século XIX, desenhista alemão Thomas Nast incluiu alguns detalhes à esta figura do bom velhinho, mas ele mais parecia com um gnomo. Porém, para publicar a figura na revista americana Harper’s Weekly, ele colocou mais alguns detalhes que deixavam o velhinho com aparência de ainda mais bondoso: uma longa barba branca, uma estatura maior e uma barriga mais protuberante.
Apesar da imagem criada por Thomas Nast, a partir daí o Papai Noel foi retratado com diversas cores como verde, amarelo, entre outras. Até que em 1931 Haddon Sundblom, contratado da empresa Coca-Cola resolveu deixar o bom velhinho mais próximo da identidade da marca. Deixou as vestes do Papai Noel Vermelhas e junto com a suas botas pretas e barba branca remete claramente às embalagens de refrigerante da marca.
E aí, você já sabia da verdadeira história do Papai Noel? Com isso vemos a importância da publicidade na construção e identidade das marcas. Uma criação feita há mais de 85 anos para uma marca é cultuada até hoje, mundo a fora como uma das figuras mais importantes das festividades de todo o mundo.
Fonte: História do Mundo