Já é possível perceber, nesses poucos dias de quarentena, que os hábitos das pessoas mudaram, assim como sua forma de acessar a internet e as redes sociais. Por isso, é importante nesse momento olhar para esse lado e entender a melhor maneira de usar as redes sociais para a empresa.
Confira então, neste post, 5 dicas de como usar as redes sociais para a empresa nesse período de quarentena.
1. Lembre-se de que o conteúdo produzido não é para você, é para o público
Quando produzimos qualquer tipo de conteúdo, é preciso levar em consideração que aquilo que colocamos em nossas redes sociais, blogs ou outra plataforma é uma maneira de suprir alguma necessidade do público, e não de quem está produzindo ou divulgando. Isso significa que, em um momento delicado como o que estamos vivendo, é preciso repensar práticas comuns e refletir sobre o que seus clientes e leads desejam acessar.
Por isso, ainda que você queira muito divulgar no seu Instagram, Twitter ou Facebook todas as últimas notícias (boas ou não tão boas) sobre a pandemia, reflita se isso é relevante para seu público. Uma dica, então, é mostrar o que sua empresa ou você está fazendo de diferente em tempo de quarentena. Lembre-se de que uma das funções das redes sociais para a empresa é estabelecer uma relação de proximidade com seus consumidores e com o público em geral.
2. Reveja seus horários e fluxos de publicação
Já comentamos aqui – e também aqui! – que os hábitos de consumo de internet e das redes sociais mudaram nesses dias. Por isso, é importante rever seus horários e seu fluxo de publicações. Experimente, faça testes, publique em horários diferentes e observe o comportamento do seu público.
Quando o assunto é redes sociais para a empresa, é importante entender que o que funciona para o outro nem sempre funciona para você. Aproveite que as redes sociais fornecem ótimas ferramentas para conferir o alcance de suas publicações e entenda como seu público tem funcionado nesse período.
3. Tome ainda mais cuidado com as imagens publicadas
Ao utilizar as redes sociais para a empresa, especialmente em redes mais visuais como o Instagram, é essencial pensar muito bem na imagem a ser veiculada. Ela precisa ser chamativa, comunicar bem e estar condizente com o conteúdo verbal vinculado a ela.
Em tempos de quarentena, esse cuidado precisa ser redobrado. Colocar uma foto de muitas pessoas juntas em um escritório, por exemplo, se não for bem contextualizada, pode ser mal interpretada. É preciso entender que a imagem deve conversar claramente com o texto, sempre.
4. Aproveite o momento para fortalecer a interação com seu público
Uma dica muito importante sobre o uso das redes sociais para a empresa nesse momento de crise e quarentena é: não use a situação de forma apelativa apenas para vender mais. Se o seu produto ou serviço pode continuar sendo consumido durante esse período, não faz mal nenhum vender, mas não explore a crise.
Esse é um momento muito importante das redes sociais para a empresa, pois é tempo de estreitar o relacionamento e fortalecer a interação com seu público. Faça lives no Instagram, se seu público estiver nessa rede, sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço. Coloque vídeos relevantes em seu canal do YouTube, caso você já se comunique com seu público por lá. Aproveite ainda mais o TikTok se sua empresa ou seu perfil tiver uma comunicação mais leve e condizente com essa rede. Lembre-se de que autenticidade nas redes é importantíssimo – e isso se mantém e se fortalece em tempos de quarentena.
5. Mantenha a presença da sua empresa nas redes sociais
Por ser um período em que estão circulando muitas informações e postagens – relevantes ou não –, muitas pessoas podem pensar que é o momento de desacelerar e reduzir o volume de postagens, para não saturar o público. Porém, esse é um pensamento que não irá ajudar em nada sua empresa.
É importante lembrar que as redes sociais para a empresa funcionam muito bem para estabelecer relação de proximidade com o consumidor e, para isso, é preciso ser visto. Assim, ainda que haja muita informação circulando, parar ou diminuir suas postagens vai apenas fazer com que sua empresa não seja vista. Continue, então, elaborando conteúdo relevante, de qualidade e de interesse do seu público.
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