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Transformação digital: uma nova era digital se inicia

A transformação digital tem sido anunciada e debatida há alguns anos, mas estamos vendo esse processo de transformação ser acelerado, surpreendendo diversas empresas que ainda não estavam preparadas para as mudanças que a transformação digital demanda.

Então, para te ajudar a entender melhor esse processo, preparamos este post. Nele você poderá reconhecer as maneiras de iniciar ou aprimorar a transformação digital em sua empresa para fazer parte da nova era digital que se inicia. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital é o uso da tecnologia para gerar resultados de negócios para sua empresa. Ela é um processo que tem a tecnologia como base e que tem como objetivo a melhoria de desempenho, a ampliação do alcance e a otimização de resultados, alterando a cultura organizacional e trazendo reflexos internos e externos para sua empresa.

Isso significa que a transformação digital é muito mais ampla do que disponibilizar produtos na internet ou produzir conteúdo em redes sociais; é preciso que haja um propósito e uma estruturação para essa transformação. Por isso, ela tem diferentes etapas e pode acontecer de diferentes formas.

Como o marketing digital pode ajudar na transformação digital?

A aceleração da transformação digital está demandando uma rápida e imediata adequação das empresas à nova realidade. Dessa forma, um bom jeito de começar é por meio do marketing digital, tendo dois pontos essenciais como direcionadores: foco no cliente e uso adequado das ferramentas disponíveis.

Foco no cliente

Uma primeira forma de utilizar o marketing digital como ferramenta para a transformação digital é reconhecer e segmentar seu público, com base em métricas e dados de uso e acesso. Isso possibilita um melhor direcionamento da comunicação de sua empresa. Com as ferramentas de marketing digital, é possível compreender melhor a jornada do cliente, entendendo suas necessidades e focando em sua experiência.

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Com o foco no cliente, é possível tornar a experiência de compra dele mais agradável, facilitando também a comunicação entre ele e a empresa, além de converter mais leads e fidelizar mais clientes. Para isso, é importante também saber onde seus clientes estão – e estar lá também. Assim, mais do que estar presente em todas as redes sociais, por exemplo, é importante direcionar as estratégias de comunicação para aquela onde seu público mais se faz presente.

Isso significa, por exemplo, que se seu público é mais ativo no Instagram, sua empresa deve ter um perfil nele e utilizá-lo não só para mostrar seu produto, mas também para fazer stories compartilhando o processo de produção ou o recebimento deles pelos clientes, por exemplo, ou mesmo para realizar lives com parceiros para debater assuntos relevantes para seus clientes. É importante lembrar sempre que o foco é no cliente – mas sem deixar de posicionar sua marca e estabelecer uma boa relação com as pessoas.

Uso adequado das ferramentas disponíveis

Esse é, provavelmente, o ponto chave de toda a transformação digital: reconhecer, entre as tecnologias disponíveis, quais podem ser mais úteis para o seu modelo de negócio – e, mais do que isso, redesenhar o modelo de negócio de sua empresa para usufruir ainda mais das tecnologias disponíveis. Isso significa, por exemplo, repensar a forma de vender seus produtos ou serviços, trazendo-os para o contexto digital.

Pode parecer algo complexo, mas não precisa ser. Se você tem uma loja de roupas, calçados ou acessórios, por exemplo, pode ter um site em que não apenas faz a divulgação online, mas também disponibiliza seus produtos para venda. Além disso, pode reconhecer qual rede social suas personas mais utilizam (TikTok, Instagram, Facebook, YouTube, entre outras) e estar presente nela de maneira ativa, não só divulgando os produtos, mas também produzindo conteúdo de qualidade.

Se sua empresa presta serviços tradicionalmente presenciais, também é necessário repensar a oferta desses serviços para fazer parte dessa transformação digital. Se você tem uma escola de idiomas ou de música, por exemplo, pensar em formas de oferecer aulas a distância, gravadas ou ao vivo, ou mesmo um curso completamente digital pode ser um importante caminho para redesenhar o modelo de negócio de sua empresa e adentrar a transformação digital – nesse outro post aqui, damos algumas dicas para você montar seu EAD, vale a pena conferir.

Se você está enfrentando dificuldades para encontrar caminhos para a implantação de uma real transformação digital em sua empresa, converse com a gente. Podemos montar uma proposta de atendimento personalizada para sua empresa. E se quiser mais dicas e informações sobre transformação digital, marketing digital e muitos outros conteúdos, acompanhe nosso blog.

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