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Você sabe o que é automação de marketing?

Que o marketing hoje é muito diferente, você já sabe. Também já deve estar por dentro dos novos conceitos de marketing digital – já falamos disso por aqui, inclusive. Nesse post, então, vamos falar de um elemento muito importante para qualquer empresa – grande ou pequena – e que às vezes é entendido como algo bem menos valioso: a automação de marketing.

Esse recurso do marketing digital se refere ao uso de softwares e tecnologias para facilitar o trabalho das equipes de marketing e de vendas da empresa, automatizando e personalizando ações e processos de marketing.

Quais as vantagens da automação de marketing?

Além de facilitar a vida das equipes de marketing e de vendas por tornar mais curto o percurso de venda e de fidelização do cliente, a automação de marketing apresenta outras vantagens bastante interessantes.

Automatizar o marketing de sua empresa permite compreender em que estágio do funil de vendas se encontra o visitante do seu site. Isso porque os softwares de automação reconhecem o percurso traçado pelo leitor dentro de seu site, compreendendo se já existe nele a demanda por seu produto ou se ele ainda precisa ser educado para, então, ser gerada a demanda.

Tendo as informações dos percursos de cada visitante ou leitor, é possível personalizar o atendimento dado a cada um. Com base em gatilhos determinados pela equipe de marketing e acionados pelo visitante, é possível fornecer-lhe apenas conteúdos relevantes e que o preparem para avançar para o estágio seguinte do funil.

Para isso, é importante também que sua empresa já tenha estabelecido suas personas, para poder criar esses gatilhos. Não sabe o que é persona? Clique aqui!

Outra vantagem bastante interessante dos sistemas de automação de marketing é a possibilidade de gerar tickets maiores na hora da venda. Isso acontece porque a compreensão do estágio do visitante no funil de vendas e a personalização do atendimento fornecem o melhor conteúdo e deixa o cliente mais preparado para consumir o produto que sua empresa oferece.

Saiba como a automação de marketing pode ajudar a sua empresa

São diversas as ações que a automação de marketing pode realizar para facilitar a sua vida e de toda sua equipe. Uma delas, talvez a mais básica e conhecida, é a função de autorresponder e-mails marketing, o que, por si só, pode ser bastante útil.

No entanto, se essa ferramenta não for bem utilizada, pode mais atrapalhar do que ajudar. Isso porque o envio de e-mail marketing precisa ser feito da forma mais personalizada possível (considerando que é uma ação automática). Por isso, a automação de marketing oferece a maximização do uso do e-mail marketing, possibilitando que os envios sejam mais personalizados e o interesse do visitante transforme-o em lead.

Essa maximização está relacionada às listas dinâmicas de envios específicos possibilitadas pelas ferramentas de automação. Essas listas são relacionadas a fluxos de nutrição dos clientes, baseadas nas escolhas feitas por eles durante a navegação em seu site e nas informações fornecidas por eles para obtenção de conteúdos oferecidos.

É importante, também que as ferramentas de automação possibilitem uma mudança de fluxo automática, a partir de gatilhos programados por você e sua equipe. Isso significa que, se o visitante demonstrar interesse por outro assunto ou se aprofundar em conteúdos já enviados para ele, acabará migrando de fluxo de nutrição, a fim de alimentar esse novo interesse e convertê-lo em lead.

Outro ponto bastante interessante da automação de marketing e que pode ajudar muito em sua empresa é a possibilidade de interação além do e-mail. Ao configurar a ferramenta de automação, é possível integrar o uso de calls-to-action (CTAs) e formulários para alcançar mais leitores, além das landing e thank you pages, que possibilitam uma melhor interação com o usuário.

É essencial, também, ter um site responsivo – mas isso já foi assunto desse outro post aqui!

A automação de marketing pode ser muito útil, também, para análise e acompanhamento de métricas variadas. As métricas são fundamentais para entender quais ferramentas estão sendo mais efetivas e, então, propor mudanças, a fim de aprimorar cada vez mais o relacionamento com o cliente e a qualidade do produto oferecido e do serviço prestado.

Viu como a automação de marketing pode ser o que faltava para sua empresa se destacar no mercado? Entre em contato conosco, podemos te ajudar a colocar isso tudo em prática!

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