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Youtube, o sucesso de sua marca!

Que o YouTube é um sucesso você já sabe, mas você imagina o quanto esta ferramenta pode ajudar sua empresa a crescer nos próximos anos? Pois é, o futuro está nos vídeos, como já falamos aqui no blog.

Hoje vamos abordar alguns dados que o YouTube vem apresentando, sobre os seus resultados dos últimos anos: desde como o consumidor se comporta, até o quanto pode influenciar na vida e no poder de compra dessas pessoas.

Leia até o fim e entenda como aplicar todas as vantagens do YouTube em seu negócio!

Como o YouTube influencia a vida dos Brasileiros?

O YouTube é uma plataforma massiva, onde as marcas podem ter mais alcance, em todos os segmentos da população e em um curto espaço de tempo.

A cada mês, em todo o mundo, cerca de 1.5 BILHÃO de pessoas logadas acessam o YouTube e consomem ao menos uma hora de vídeos por dia, em seus smartphones e tablets.

De todos os países do mundo, o Brasil é o 2° colocado em horas assistidas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Isso significa que 98 milhões de brasileiros, ou seja, um total de 95% da população do país que usa a Internet, acessa a plataforma pelo menos uma vez ao mês!

Esse número bastante elevado vem da possibilidade do usuário de poder selecionar o que e quando assistir. Diferente das mídias tradicionais, em que as pessoas são expostas aos conteúdos selecionados, conforme uma grade de horários pré-estabelecida.

Mas para entendermos estas mudanças a fundo, precisamos entender os novos comportamentos dos consumidores.

Como o YouTube evoluiu nos últimos anos?

Em apenas 2 anos, o YouTube cresceu 54% e ganhou 35 milhões de novos usuários. Aliás, um dado importante: entre pessoas de 18 a 49 anos, o acesso ao YouTube é maior que a TV a cabo.

Podemos falar que estas pessoas, que acessa com maior frequência os conteúdos em vídeos, possuem áreas com as quais mais se identificam, que são chamadas de afinidades. Aproximadamente 63% destes consumidores de afinidades no YouTube, relataram que não conseguiriam mais viver sem a plataforma de vídeos.

O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A, B e C. Cerca de 88% destes consumidores de afinidades tem ensino médio ou superior completo, sendo que 68% são de classe A/B.

E para quem pensa que são só os jovens que acessam o YouTube, além do público de 18-24 anos, vem crescendo uma grande afinidade entre os targets de 25-44 anos: hoje a quantidade de pessoas com idade entre 35-44 anos já corresponde a quase ¼ dos usuários do Youtube e é nessa faixa etária onde há o maior crescimento de novos usuários.

Não é à toa que o YouTube tem uma influência tão grande sobre o que é importante em conteúdo e cultura hoje.

Mas e onde a minha empresa entra nessa história de YouTube?

Utilizando a plataforma de vídeos, você pode mostrar todos os benefícios da sua empresa para essa enorme gama de pessoas, de forma interessante e objetiva. Se apresente para o público em geral, mas principalmente para quem tem afinidade com ele.

Quem assiste a vídeos pelos quais tem afinidades, é mais propenso a efetuar uma compra! Estas pessoas sabem o que querem: em torno de 9 a cada 10 usuários de afinidades tomam decisões de compra sozinhos ou fazem parte da decisão de compras da sua casa.

Mas atenção, esses consumidores não compram apenas por impulso. Cerca de 38% deles procuram mais vídeos a respeito do produto / serviço antes de efetuar a compra e, aproximadamente 30% realizam a compra de fato.

Mas e o que faz alguém decidir a que vídeo assistir?

Analisando incontáveis bytes de dados, a equipe do YouTube percebeu que os vídeos mais populares têm algumas características em comum: ser relevante, envolvente, e autêntico.

Mas isso com vídeos normais! Me diga, o que eles querem das marcas?

– 80% querem que os vídeos divirtam/entretenham;

– 79% precisam que as pessoas mostrem como usar seus produtos;

– 75% que os vídeos proporcionem uma maneira de aprender mais sobre um assunto.

Aqui no blog já trouxemos algumas ideias de formatos de vídeo para a sua empresa. Dá uma olhadinha aqui! 

Entendi, mas a minha marca não é tão conhecida ou meu produto é uma novidade. Como faço para me apresentar a estes consumidores?

Nesse caso, os anúncios são uma boa solução para maior divulgação.

Um dos grandes segredos do sucesso do YouTube é o equilíbrio entre criadores e anunciantes. Contribuindo com conteúdo ou colocando seus anúncios ao lado desses influenciadores, você torna seus anúncios menos invasivos e terá maior aceitação do público.

Mesmo com a possibilidade de pular os anúncios, quando as propagandas são curtas e tem a ver com o tema do vídeo ao qual vão assistir em seguida, 68% dos usuários de afinidades no YouTube optam por assisti-los.

Com isso, toda essa força e o engajamento acabam revertendo em bons resultados de campanha e de negócios para marcas. Além disso, o custo de uma campanha digital é menor que o custo do ambiente offline e a rentabilidade é comprovadamente maior.

Todos os caminhos levam ao YouTube. Então, pode anotar: se você está online, uma hora ou outra, vai acabar dando um play!

Para que entenda melhor, vamos fazer outros posts mais voltados para essa a parte de anúncios. Fazer propagandas em vídeos é uma ação que pode trazer bons resultados para seu negócio. Fique ligado!

Fontes:
- Think with Google
- YouTube Internal Data, Global, May 2017 /  YouTube Internal Data, Global, Jan-June 2017
- COMSCORE, MULTIPLATFORM 2014-2017, BRASIL
- Target Group Index BrY17w1 (Ago15-Jan16) V1.0 & comScore Multi-Platform - Julho 2016
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/
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