Uma ferramenta bastante conhecida, o e-mail marketing sofreu muito por causa de anos e anos de má utilização, que fizeram essa ferramenta ser entendida como obsoleta por muitas pessoas. Para alguns, as mídias sociais iriam substituir esse canal; para outros, a quantidade de e-mails recebidos por uma pessoa seria tão grande que ela já não abriria mais nenhum deles.
De fato, práticas erradas como a compra de listas de e-mails, a falta de empatia com as pessoas e a falta de segmentação do público fizeram o e-mail marketing parecer uma ferramenta ultrapassada e sem valor. No entanto, a realidade não é bem assim.
A mudança na forma de enxergar o e-mail marketing permitiu que os leads passassem a realmente se interessar pelo conteúdo que recebem no e-mail, clicar na call-to-action presente nele e, até mesmo, converter nas ofertas propostas.
O e-mail marketing ainda funciona?
Com as tecnologias mais avançadas, hoje em dia, o e-mail marketing só não apresenta bons resultados quando é mal utilizado. Existem empresas que se utilizam dessa ferramenta para divulgar bons conteúdos, respeitando as boas práticas de e-mail, e conseguem uma taxa de abertura de e-mail de 50 a 60%.
Em épocas como a que estamos vivendo, de isolamento social, o e-mail ainda é uma forma muito eficaz de comunicação, já que as pessoas estão passando muito mais tempo conectadas. E-mails marketing com mensagens ricas e conteúdos de valor, que agreguem às pessoas, certamente, serão lidos.
O importante aqui é entender o e-mail marketing como um canal de relacionamento que faz os leads avançarem em suas jornadas de compra. Isso porque, quando aliado à automação de marketing, ele funciona como um canal de nutrição de leads, proporcionando uma comunicação personalizada, exclusiva, valiosa e contínua. Mas isso só é possível mesmo com a automação de marketing, pois ela permite segmentar os leads, estabelecer fluxos de nutrição e realizar lead scoring e lead tracking.
Por que usar e-mail marketing hoje em dia?
Tem grande alcance: por ser necessário para uma grande parte das atividades dos usuários na internet, o uso de e-mail alcança cerca de um terço da população mundial. Assim, boa parte dessas pessoas se tornam leads em algum momento, proporcionando o grande alcance do e-mail marketing.
É previsível: diferentemente das estratégias de mídias sociais, que estão sujeitas aos algoritmos responsáveis por direcionar as postagens mais relevantes para cada usuário, o e-mail marketing tem a garantia de que todos os e-mails enviados chegarão ao seu destino.
Oferece flexibilidade de formato: não tem limite de caracteres, permite diferentes formatos de imagens, GIFs e vídeos e possibilita a criação e a padronização de templates, proporcionando liberdade de criação de conteúdo.
Como fazer bom uso do e-mail marketing?
Agora que você já sabe que o e-mail marketing ainda funciona quando é bem utilizado, é importante entender como fazer bom uso dessa ferramenta. Seguem, então, algumas dicas para ajudar nessa tarefa.
- Faça uma boa captação de leads: formulários, pop-ups de saída e landing pages são boas alternativas para estabelecer uma base de leads mais sólida e completa. Essa base será fundamental na hora de distribuir o conteúdo produzido.
- Segmente conteúdos: a partir de personas bem definidas para o seu negócio, é possível enviar conteúdo relevante e personalizado para seus leads. Produza de acordo com a linguagem e o interesse de cada persona, para que o conteúdo produzido seja relevante para os leads que irão recebê-lo. Adeque o conteúdo ao momento que estamos vivendo, para trazer algo de valor neste isolamento social e que a pessoa possa implementar em seu dia a dia.
- Prefira e-mails mais textuais e mais pessoais: evite o uso excessivo de imagens e vídeos em seu e-mail marketing, pois isso dá a impressão de serem apenas publicidade, e não conteúdo relevante. Procure chamar a atenção de seu lead por meio do bom conteúdo e do texto agradável e interessante. Pense que você está conversando com uma pessoa, que tem interesses, sentimentos e preferências.
- Estabeleça diferentes fluxos de automação: para cada fonte de leads que sua empresa tiver, é interessante criar um fluxo de automação distinto. Isso significa que cada lead receberá uma sequência diferente de e-mails, de acordo com a fonte de geração e com a interação que ele estabelece com o conteúdo recebido. Assim você proporciona a melhor jornada de compra possível para seus leads, garantindo também mais sucesso nas ações de sua empresa.
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