Os likes no Instagram se tornaram privados e isso deixou muita gente perdida, especialmente aqueles que vendiam sua imagem e dependiam desse número público para conquistar contratos.
A justificativa da rede social para realizar essa ação é diminuir a ansiedade e o bullying envolvendo os likes no Instagram. A ideia é que as pessoas se envolvam e compartilhem conteúdos relevantes, e não apenas busquem número de curtidas.
Bom, então, para te ajudar a lidar com essa mudança, apresentamos algumas estratégias para superar o fim dos likes no Instagram. Confira!
Priorizar qualidade de conteúdo
Todo o funcionamento do Inbound Marketing está baseado em maneiras de engajar as pessoas e levá-las a consumir o produto de sua empresa, pois passam a confiar em sua marca. E uma das principais formas de fazer isso hoje é por meio do marketing de conteúdo – falamos mais sobre esse tipo de marketing aqui!
Mas o que a proposta do marketing de conteúdo tem a ver com o fim dos likes no Instagram? Tudo! Como não será mais possível mostrar a relevância de uma postagem por meio da quantidade de likes que ela recebe, será ainda mais necessário produzir conteúdos relevantes e que interessem as personas de sua empresa.
Como você já deve ter percebido, ainda é possível ver quantas curtidas uma postagem recebeu, essa informação apenas não fica mais pública. Assim, você ainda pode saber quão relevante foi uma postagem e direcionar as produções com base nessa informação.
Mas o mais importante é compreender que o engajamento das pessoas passa, com a mudança dos likes no Instagram, a estar ainda mais ligado ao conteúdo produzido e compartilhado. Por isso, invista mais em marketing de conteúdo e aproveite essa mudança para trazer ainda mais visibilidade e confiança para sua marca.
Gerar engajamento por meio de comentários
O engajamento também tem papel bastante relevante no Inbound Marketing. E esse engajamento pode acontecer de diferentes maneiras – fornecimento de e-mail ou informações para recebimento de conteúdo relevante ou comentários em postagens do Instagram e de blogs, por exemplo.
Já comentamos, nesse outro post aqui, sobre a importância dos leads e os caminhos percorridos para que eles virem clientes. E nessa rede social não é muito diferente: a ideia, especialmente agora com o fim dos likes no Instagram, é gerar engajamento por meio dos comentários. Para isso, é importante produzir bons conteúdos e incentivar a participação das pessoas.
Usar a criatividade para alcançar cada vez mais pessoas
Para produzir conteúdo relevante e gerar engajamento, especialmente agora com o fim dos likes no Instagram, é fundamental exercitar sua criatividade. E se você acha que isso é para poucos, está enganado! Ser criativo não é apenas um dom, é algo que pode ser trabalhado, desenvolvido – e aqui nesse post falamos um pouco mais sobre isso!
Para exercitar sua criatividade, você pode, por exemplo, consumir conteúdo relevante produzido por outras pessoas e empresas. A ideia é ter inspiração, ver o que está sendo feito por aí e pensar no que pode ser feito por você, que combine com seu produto e com sua marca.
Mas cuidado, não é para copiar essas referências! A proposta aqui é que você observe e absorva conteúdos e, a partir de todos eles juntos, de tudo aqui que for relevante para você, produza o seu próprio conteúdo, com a sua cara, a sua linguagem, sua maneira de se expressar – e, é claro, da forma que melhor converse com suas personas.
Se você não sabe o que são personas, dá uma conferida nesse post aqui!
Portanto, ser criativo tem mais a ver com olhar o que tem aí no mundo, pensar sobre e exercitar sua própria capacidade criativa. Tem muito mais a ver com prática, com treino, do que com dom.
Então nada melhor do que aproveitar o fim dos likes no Instagram para exercitar a criatividade e produzir conteúdos relevantes, interessantes e que gerem engajamento. E, claro, se precisar de alguma ajuda, você sempre pode contar com a Lime!