Começo de ano ainda é tempo de pensar no que foi feito e olhar para o futuro. É preciso planejar para que tudo o que pode ser previsto, assim o seja. E nada melhor para isso do que conferir as tendências de design gráfico e as cores para 2020, não é mesmo? Por isso trouxemos, neste post, algumas dessas tendências. Confira!
Inspiração nos anos 80 e 90 para paletas de cores e padrões
Uma das tendências de design gráfico para o ano de 2020 é o retorno de formas abstratas e geométricas e de paletas que contemplam desde tons pastéis a cores elétricas – como era bastante comum nas décadas de 80 e 90.
Nesse sentido, poderemos observar no design gráfico diferentes fusões entre o retrô e o plano em ilustrações e a presença de cores brilhantes e padrões geométricos em produções desse ano que está prestes a começar.
Nova vida à bicromia
A técnica da bicromia é base para processos de impressão e consiste em imprimir dois tons contrastantes um em cima do outro, criando uma imagem de duas cores. Com os softwares de edição de imagens, esse processo passou a ser mais fácil, já que pode ser realizado digitalmente. Dessa forma, foi possível evoluir essa técnica para processos monocromáticos ou de três ou quatro cores e para a “falsa duotone”, que apresenta imagens coloridas.
Aliada aos padrões geométricos e paleta de cores pastéis e elétricas, a nova forma de fazer bicromia também é uma das tendências de design gráfico para 2020.
Logotipos adaptáveis a diferentes suportes
Já comentamos aqui no blog sobre a necessidade de ter um site responsivo para sua empresa ou marca. E quanto aos logotipos, não é diferente. É preciso que eles sejam criados pensando na possibilidade de usá-los em diferentes suportes e escalas – os denominados logotipos escalonáveis.
Nesse sentido, diversas marcas já consolidadas, especialmente as grandes como Coca-Cola, Chanel, Disney e Heineken, passaram por um processo de adaptação, modernização e simplificação de seus logotipos. Essa adaptação está entre as tendências de design gráfico para 2020 devido ao cada vez mais frequente acesso a sites pelo celular e outros suportes, assim como às mudanças pelas quais o design gráfico tem passado ao longo dos tempos.
Fontes serifadas, extragrandes e artísticas
Provavelmente por causa da melhora na resolução das telas – tanto de computadores e televisores como de celulares e tablets –, o retorno das fontes serifadas também é uma das tendências de design gráfico para 2020. Elas devem aparecer especialmente junto às fontes sem serifa.
Ainda em relação às fontes, também se observa como tendência algumas variações ousadas de espaçamento e alinhamento, além de layouts originais e tipografia mais experimental e artística.
Ilustrações e personalizações
Com a popularização dos bancos de imagem, as ilustrações personalizadas acabaram perdendo espaço entre os designers e, especialmente, entre seus clientes. Porém, essas ilustrações estão retomando como uma das tendências de design gráfico e podem representar uma real vantagem para a personalidade de uma marca.
Para os designers, a volta das personalizações e ilustrações deve significar uma maior liberdade de criação, além de uma diversidade grande de estilos.
Uso de sombras para transmitir intensidade
Há alguns anos, as sombras foram deixadas de lado no design gráfico para dar lugar ao minimalismo extremo e aos projetos 2D, que eram a tendência da época. Hoje, porém, elas estão retornando, porém menos enrijecidas e mais sutis.
Um bom motivo para o retorno das sombras como uma das tendências de design gráfico para 2020 é o entendimento do relevo como ferramenta para estabelecer uma hierarquia visual dos elementos de uma peça.
Animações, movimento, interação
Entre as tendências de design gráfico para o próximo ano está o uso de microinterações, que são animações criadas para ajudar na comunicação dos usuários com uma plataforma e na execução de determinadas tarefas dessa plataforma. Isso porque elas dão ao usuário a sensação de manipular a interface por meio de ações e reações, tornando o processo mais intuitivo.
Talvez por essa sensação de interação é que as animações e os movimentos estejam entre as tendências de design gráfico para 2020. Elas também podem trazer contraste entre quietude e movimento, por exemplo, quando se adicionam gifs apenas em parte de uma imagem estática. Podem ser – e serão – usadas de diferentes maneiras!
Cores do ano de 2020
A marca de tintas Dunn-Edwards Paints, o blog da Canva – maior plataforma online de design do mundo – e a Coloro – instituto que realiza estudos sobre as cores – disponibilizaram relatórios e estudos sobre as tendências em relação às cores. Para as três marcas, a cor de 2020 será o verde.
O principal motivo para essa escolha é o fato de as pautas ambientais estarem tão em alta. Isso deve fazer com que as marcas utilizem as diferentes tonalidades de verde presentes na natureza. Além disso, de acordo com esses estudos, os tons naturais devem estar em alta, a fim de trazer alívio e sintonia com a vida real e equilibrar o estresse do excesso de tecnologia em nosso dia a dia.
Num caminho parecido, a Pantone anunciou que a cor de 2020 será o Classic Blue, um azul que, de acordo com a própria marca, inspira calma, confiança e conectividade. A marca defende que essa cor aumenta nossos desejos de solidez e estabilidade como base para uma nova era.
E aí, gostou dessas tendências? Acesse nosso blog e confira muitas outras dicas bastante interessantes. E se quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho, acesse nosso site ou entre em contato com a gente!