Você já deve ter ouvido falar em Leads, especialmente se você já viu alguma coisa sobre Marketing Digital ou sobre Inbound Marketing.
Apesar de ser um termo aparentemente de difícil compreensão, o conceito de Lead é bastante simples. Porém, é fundamental para sua estratégia de marketing.
Por isso, neste post, vamos te contar o que são leads e porque eles são tão importantes. Confira!
O que são Leads?
Sabe aquele visitante do seu site que deixa o e-mail dele para receber um e-book ou algum outro material? Ele é um Lead! Os Leads são as pessoas que demonstram interesse por seu produto ou serviço.
Mas não basta visitar o site ou seguir o perfil da empresa nas redes sociais. Um visitante ou seguidor só se torna um Lead quando fornece alguma informação sobre ele e, mais do que isso, fornece os dados de contato dele.
Assim, um visitante ou seguidor se torna um Lead quando responde a algum gatilho proposto por sua equipe de marketing. Esse gatilho pode ser o fornecimento de e-mail para recebimento de newsletter ou para o download de algum conteúdo rico, a resposta a alguma pesquisa ou mesmo o envio de e-mail ou o contato por meio de formulário do site.
Portanto, Lead é aquele que não só se interessa pelo produto ou serviço oferecido por sua empresa, mas que também demonstra esse interesse por meio de alguma interação com a empresa.
Por que eles são importantes?
Como já demonstrando nesse outro post, o marketing de conteúdo trabalha com a ideia de fazer o cliente vir até a empresa, em busca dos conteúdos de valor oferecidos por ela. Isso torna o contato com o cliente em potencial muito menos invasivo ou inconveniente.
E é por isso que os Leads são tão importantes para o marketing digital! Eles são pessoas que vieram até a empresa e já demonstraram seu interesse em consumir o produto ou serviço oferecido por ela. Mais do isso, eles já autorizaram a empresa a divulgar seu conteúdo, a enviar-lhes e-mails e mais conteúdos relevantes.
A proposta, então, é oferecer ao Lead mais conteúdo relevante, a fim de intensificar a relação dele com a empresa e fazer com que ele passe a confiar na marca e no produto.
Uma vez conquistada a confiança, o caminho da transformação do Lead em cliente se torna muito mais fácil e rápido.
Como transformar Leads em clientes?
Antes de transformar os Leads em clientes, é preciso gerar Leads. E, para isso, o Inbound Marketing tem várias estratégias e ferramentas. Não sabe o que é Inbound Marketing? A gente te explica tudinho aqui!
Para gerar Leads, é fundamental ter um site responsivo. Isso significa que seu site deve ter a mesma qualidade de resposta, independentemente do suporte que o usuário utiliza para acessá-lo (computador ou smartphone).
Além disso, é bastante importante gerar conteúdo rico e relevante e utilizar as demais técnicas de SEO. Elas envolvem link building, otimização de imagens e vídeos, utilização correta de palavras-chave e de títulos. Para entender melhor essas técnicas, dá uma olhada nesse post aqui!
Uma vez gerados os Leads, é fundamental nutri-los com conteúdo relevante e de valor para cada um deles. Para isso, uma ferramenta importantíssima é a automação de marketing, pois ela permite, entre outras coisas, personalizar o conteúdo enviado para o Lead.
Quer saber mais sobre automação de marketing? Confere aqui!
As equipes de marketing e de vendas devem estabelecer, juntas, critérios para estabelecer Lead Scores. Essa ferramenta, também utilizada na automação de marketing, permite ranquear os Leads a partir das interações realizadas por eles. Para isso, são estabelecidos critérios de interação e atribuídos pontos para cada um deles.
Essa ferramenta deve ser aliada ao Lead Tracking, um rastreamento do conteúdo consumido pelo Lead. Essa análise de tudo o que o Lead de fato consome daquilo que é enviado para ele permite, entre outras coisas, verificar o quão próximo ele está de se tornar cliente, ou seja, de realizar uma compra.
Viu como os Leads são essenciais para sua estratégia de Marketing Digital? Agora que você já sabe disso, que tal começar a utilizar as ferramentas incríveis que apresentamos aqui para otimizar seu conteúdo e aumentar suas vendas?
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