Desde sua primeira edição no Brasil, em 2010, a Black Friday tem conquistado cada vez mais público e gerado cada vez mais vendas para as empresas que aderem a ela. Especialmente nas vendas pela internet, os lucros podem ser bastante expressivos, mas, para isso, é preciso se organizar, planejar suas ações e começar a atrair seus clientes.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a aprimorar sua campanha de Black Friday. Acompanhe!
Conheça seus clientes e os interesses deles
Conhecer seus consumidores é essencial em qualquer época do ano, pois permite direcionar suas campanhas e produzir conteúdo voltado especialmente para eles. Permite, ainda, ampliar sua base de clientes, já que possibilita se comunicar melhor com pessoas que tenham interesses em comum.
Em época de Black Friday, no entanto, é ainda mais essencial conhecer suas personas e, especialmente, saber quais são os interesses delas. Isso porque você colocará diversos produtos em promoção e precisa saber, então, quais produtos e de que forma oferecer para aumentar ainda mais suas vendas.
Crie, envie e divulgue campanhas segmentadas
Conhecendo seu público, você poderá criar diferentes campanhas, direcionadas para cada segmento de clientes que sua empresa tem. Faça artes com algumas diferenças entre si, a fim de serem mais direcionadas para cada público. Procure, no entanto, utilizar cores fortes e impactantes em todas as campanhas, para deixá-las de acordo com todo o apelo que tem a Black Friday. E não esqueça as calls-to-action!
Para ajudar com a distribuição dessas campanhas, você pode utilizar a automação de marketing. Se você ainda não sabe o que é isso, confere esse outro post aqui!
Defina um valor de investimento em marketing específico para a Black Friday
Para possibilitar todas essas ações de marketing, é preciso investir. Por isso, e sabendo que as outras empresas também farão grandes movimentos para serem vistas na Black Friday, defina um valor a ser investido especificamente no marketing direcionado para essa data. Mas lembre-se: esse valor precisa estar alinhado com as expectativas de venda de sua empresa.
Por que investir em mídias sociais? Confira aqui!
Faça remarketing
Sabe aquele consumidor que foi até sua loja virtual e colocou alguns itens no carrinho dele, mas nunca concluiu essa compra? A Black Friday é uma excelente oportunidade para oferecer descontos imperdíveis para esse consumidor, para que ele finalmente conclua sua compra e, quem sabe, selecione mais alguns produtos.
Invista nesses clientes, pois eles já demonstraram um grande interesse em seu produto. Procure saber o que os impediu de comprar e, se possível, ofereça alguma vantagem que resolva ou supere esse problema.
Atualize as fotos de capa e de perfil de sua empresa
Já comentamos algumas vezes como é importante para sua empresa estar nas redes sociais. Em época de Black Friday, não apenas estar nas redes, mas usá-las para divulgar essa data é essencial. E, para isso, uma das ações que você pode fazer é atualizar todas as fotos de capa e de perfil, em todas as redes, com artes específicas de sua campanha. Assim, sua empresa estabelece uma unidade e ainda relembra o consumidor, todo o tempo, de que a Black Friday e seus descontos imperdíveis estão chegando.
Defina métricas para avaliar a efetividade de sua campanha
Além de aumentar suas vendas, utilize a época de Black Friday para medir a eficácia da campanha de marketing de sua empresa. Para isso, estabeleça métricas que permitam que, depois de finalizada a campanha, você analise a efetividade dessa campanha.
Lembre-se de considerar itens como o número de visitantes que sua loja recebeu, as taxas de conversão de oportunidades, o custo de aquisição de clientes (CAC), o abandono de carrinho e o ticket médio. Esses elementos são bastante importantes para compreender a efetividade de sua campanha.
Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog para saber muito mais. E se você quer uma ajudinha para já se preparar para o Natal e para melhorar suas vendas, fale com a gente!