Curitiba/PR

Black Friday: como está a sua campanha?

Desde sua primeira edição no Brasil, em 2010, a Black Friday tem conquistado cada vez mais público e gerado cada vez mais vendas para as empresas que aderem a ela. Especialmente nas vendas pela internet, os lucros podem ser bastante expressivos, mas, para isso, é preciso se organizar, planejar suas ações e começar a atrair seus clientes.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a aprimorar sua campanha de Black Friday. Acompanhe!

Conheça seus clientes e os interesses deles

Conhecer seus consumidores é essencial em qualquer época do ano, pois permite direcionar suas campanhas e produzir conteúdo voltado especialmente para eles. Permite, ainda, ampliar sua base de clientes, já que possibilita se comunicar melhor com pessoas que tenham interesses em comum.

Em época de Black Friday, no entanto, é ainda mais essencial conhecer suas personas e, especialmente, saber quais são os interesses delas. Isso porque você colocará diversos produtos em promoção e precisa saber, então, quais produtos e de que forma oferecer para aumentar ainda mais suas vendas.

Crie, envie e divulgue campanhas segmentadas

Conhecendo seu público, você poderá criar diferentes campanhas, direcionadas para cada segmento de clientes que sua empresa tem. Faça artes com algumas diferenças entre si, a fim de serem mais direcionadas para cada público. Procure, no entanto, utilizar cores fortes e impactantes em todas as campanhas, para deixá-las de acordo com todo o apelo que tem a Black Friday. E não esqueça as calls-to-action!

Para ajudar com a distribuição dessas campanhas, você pode utilizar a automação de marketing. Se você ainda não sabe o que é isso, confere esse outro post aqui!

Defina um valor de investimento em marketing específico para a Black Friday

Para possibilitar todas essas ações de marketing, é preciso investir. Por isso, e sabendo que as outras empresas também farão grandes movimentos para serem vistas na Black Friday, defina um valor a ser investido especificamente no marketing direcionado para essa data. Mas lembre-se: esse valor precisa estar alinhado com as expectativas de venda de sua empresa.

Por que investir em mídias sociais? Confira aqui!

Faça remarketing

Sabe aquele consumidor que foi até sua loja virtual e colocou alguns itens no carrinho dele, mas nunca concluiu essa compra? A Black Friday é uma excelente oportunidade para oferecer descontos imperdíveis para esse consumidor, para que ele finalmente conclua sua compra e, quem sabe, selecione mais alguns produtos.

Invista nesses clientes, pois eles já demonstraram um grande interesse em seu produto. Procure saber o que os impediu de comprar e, se possível, ofereça alguma vantagem que resolva ou supere esse problema.

Atualize as fotos de capa e de perfil de sua empresa

Já comentamos algumas vezes como é importante para sua empresa estar nas redes sociais. Em época de Black Friday, não apenas estar nas redes, mas usá-las para divulgar essa data é essencial. E, para isso, uma das ações que você pode fazer é atualizar todas as fotos de capa e de perfil, em todas as redes, com artes específicas de sua campanha. Assim, sua empresa estabelece uma unidade e ainda relembra o consumidor, todo o tempo, de que a Black Friday e seus descontos imperdíveis estão chegando.

Defina métricas para avaliar a efetividade de sua campanha

Além de aumentar suas vendas, utilize a época de Black Friday para medir a eficácia da campanha de marketing de sua empresa. Para isso, estabeleça métricas que permitam que, depois de finalizada a campanha, você analise a efetividade dessa campanha.

Lembre-se de considerar itens como o número de visitantes que sua loja recebeu, as taxas de conversão de oportunidades, o custo de aquisição de clientes (CAC), o abandono de carrinho e o ticket médio. Esses elementos são bastante importantes para compreender a efetividade de sua campanha.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog para saber muito mais. E se você quer uma ajudinha para já se preparar para o Natal e para melhorar suas vendas, fale com a gente!

Mais matérias

A Evolução do Marketing Digital no Brasil

O marketing digital no Brasil deu um salto em direção ao futuro, com o LimeGreen liderando o processo. No coração pulsante desta evolução, assistimos...

Dia da Mulher: Como o marketing digital pode apoiar o empoderamento feminino

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres e refletir sobre como podemos avançar na busca pela igualdade...

O futuro do marketing digital: Tendências para ficar de olho em 2023

Com o mundo digital em constante evolução, é essencial que os profissionais de marketing estejam sempre atualizados sobre as tendências emergentes. Saber quais tecnologias...

Por que construir seu site com uma agência de marketing experiente

O mercado digital está em constante evolução, e cada vez mais empresas e marcas estão migrando suas operações para a internet. Nesse cenário, a...

Aproveite ao máximo o marketing digital durante o Carnaval

O marketing digital permite que as empresas alcancem seus públicos-alvo de maneira eficiente e econômica, independentemente da localização geográfica ou do tamanho da equipe...

Chat GPT: o que é e como usar de forma eficiente

O mundo digital está em constante evolução e as tecnologias de inteligência artificial são uma parte importante dessas mudanças. A cada dia, novas ferramentas...

E-mail Marketing: Como Fazer de forma Eficiente

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais antigas e eficientes que existem. Ele permite que você estabeleça uma conexão direta...

Mídias Sociais: Como Engajar seu Público

As mídias sociais são plataformas poderosas que permitem que as marcas se conectem com seus públicos de uma maneira mais pessoal e direta. Mas,...