As vendas pela internet têm crescido cada vez mais, especialmente pela praticidade que oferecem ao consumidor. E para quem vende elas também são ótimas, pois barateiam o comércio e facilitam o contato com o consumidor.
Se você já tem ou quer ter uma loja online, é importante compreender como funcionam as vendas pela internet, que pontos são relevantes na hora de oferecer seu produto e como se relacionar com o cliente. Aqui nesse outro post já falamos um pouco sobre isso. E agora vamos elencar 5 fatores que influenciam a compra online. Descubra!
1. Site seguro e responsivo
Ao fazer uma compra online, os consumidores se atentam para questões como selos de certificação de segurança do site, reputação da loja online e meios de pagamento seguros e certificados. Isso significa que é necessário ter uma loja confiável, preocupar-se com a segurança das informações dos clientes e mostrar para eles que sua loja garante sigilo de informações e está protegida contra fraudes.
Além disso, é bastante importante cuidar da reputação de sua loja e de sua marca. Para isso, você pode adicionar espaço para comentários e avaliações em seu site e divulgar as avaliações positivas feitas em redes sociais. Os consumidores confiam mais quando veem outros compradores demonstrando satisfação com aquela loja.
Além de seguro, o site de sua loja deve ser responsivo, ou seja, deve estar preparado para receber os consumidores que acessam a internet por smartphones ou tablets. É importante facilitar a vida do consumidor, pois a facilidade de acesso e a praticidade e rapidez estão entre os fatores que influenciam a compra online.
2. Entrega rápida e eficiente
Segundo um estudo da CNDL e do SPC Brasil, um fator importantíssimo na escolha de um site de compras é o frete grátis. Porém, é claro que não é possível oferecer entrega gratuita sempre e para todas as compras. Por isso, é interessante realizar promoções com essa característica em ocasiões específicas, ou mesmo oferecer frete grátis para compras maiores. Isso ajuda a conquistar e fidelizar seu cliente e com certeza é um dos fatores que influenciam a compra online.
Mas não adianta oferecer frete grátis se a entrega não for eficiente e rápida. Para uma entrega eficiente, é bastante importante oferecer serviço de rastreamento do produto, garantir um transporte cuidadoso e cumprir os prazos. É importante, também, ter agilidade na entrega e oferecer diferentes opções de frete, para que o consumidor tenha liberdade para escolher prazos e preços.
3. Facilidades para pagamento
Além de ser essencial oferecer segurança no pagamento, entre os fatores que influenciam a compra online também está a facilidade para realizar o pagamento. Oferecer opções de parcelamento sem juros pode ser um diferencial para sua loja.
E como a praticidade é um fator muito relevante quando falamos de compras pela internet, oferecer diferentes formas de pagamento (cartões de crédito e débito, transferência, boleto, entre outras) e não exigir o preenchimento de grandes formulários na hora da compra também podem garantir o sucesso de sua loja.
4. Atendimento eficiente e humanizado
Você com certeza já passou por alguma experiência ruim com o setor de pós-venda de uma empresa – isso é mais comum do que deveria. E para quase metade dos consumidores que já compraram mais de uma vez em um mesmo site, aplicativo ou perfil de loja em rede social, não ter tido problemas na experiência anterior é fator decisivo para repetir a compra.
Por isso, pensando em conquistar e fidelizar seus clientes, é importantíssimo oferecer um pós-venda eficiente e humanizado – porque ninguém gosta de falar com robôs. Ainda que seu atendimento seja automatizado, é possível torná-lo menos robotizado e oferecer uma experiência mais agradável ao consumidor.
Observe sempre os fatores que influenciam a compra online e preze pela qualidade no atendimento, tanto antes quando depois da compra. Lembre-se de que a satisfação do cliente é sua melhor propaganda.
5. Possibilidade de troca do produto
Um dos maiores medos de quem compra online é de que o produto não seja o esperado ou não sirva, pois não existe a possibilidade de analisar o produto físico antes da compra. Por isso, ter uma política de trocas justa e clara é um dos fatores que influenciam a compra online.
Assim, um maior prazo para trocas, a possibilidade de devolução do produto e a eficiência e agilidade em todo o processo de troca são pontos bastante relevantes para o sucesso de sua loja.
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