Curitiba/PR

Veja alguns passos para montar seu próprio EAD

A modalidade de educação a distância ( EAD ) tem se apresentado como uma excelente opção para as pessoas que procuram aprendizagem e formação. Isso pode ser percebido, entre outros fatores, pelo aumento dos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Essa modalidade de ensino democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e possibilita que mais e mais pessoas desenvolvam suas habilidades e adquiram formação profissional. Além disso, gera novas oportunidades de produção de conteúdo e permite que conhecimentos sejam transmitidos de maneira simples, sem a exigência de grandes estruturas físicas.

Se você desenvolve um conteúdo que precisa ser compartilhado com o mundo, a melhor forma de fazer isso pode ser por meio de um curso EAD, não só pela procura cada vez maior por essa modalidade, mas também pela possibilidade de fazer isso por conta própria.

Para isso, você deve conhecer o processo de criação de um curso EAD. Vamos mostrar 4 passos para montar um EAD próprio.

Passo 1: Planejamento

Nesse primeiro passo, é importante realizar um estudo de mercado e uma segmentação do seu público. Para isso, procure responder perguntas como: qual é o tema do meu EAD? Existe demanda no mercado para esse tema? Quem já está desenvolvendo conteúdo semelhante? Quem é meu público? De que forma esse curso pode trazer benefícios para meu público? Temos uma matéria aqui no blog que pode te ajudar a fazer isso, confira aqui!

Além disso, é bem importante que você estabeleça, desde o início, quais serão os conteúdos trabalhados. Você deve pensar no que será apresentado e de que forma isso será exposto, além de considerar os objetivos que se espera que o aluno desse curso atinja.

Passo 2: Elaboração do conteúdo

É nesse segundo passo que, com base no planejamento realizado, você deve elaborar o conteúdo de seu curso. Se você já tiver materiais impressos, apresentações de slides e outros materiais produzidos por você que se encaixem no assunto desse curso, é interessante que você os utilize. Isso facilita o processo de elaboração e fornece um ponto de partida para o desenvolvimento de novas ideias.

Só não se esqueça de adequar esse conteúdo ao ambiente digital e ao contexto do curso. É essencial que todo o material produzido para esse projeto seja desenvolvido pensando em um curso de educação a distância. Procure elaborar aulas envolventes, instigantes e criativas.

É interessante, também, sugerir materiais complementares, que podem ser artigos, livros, filmes, fóruns ou grupos em redes sociais. O objetivo é engajar o aluno nos assuntos abordados e ampliar o interesse dele pelo conteúdo que você tem a oferecer. É válido sugerir conteúdos seus, caso você já tenha outros cursos e materiais disponíveis na rede, ou mesmo conteúdos de terceiros, desde que indicados da maneira certa, cuidando para não violar direitos.

Passo 3: Finalização e disponibilização na plataforma

Esse passo é o momento de finalizar os últimos detalhes do conteúdo que você desenvolveu e de conferir se está tudo certo. Para isso, você pode utilizar ferramentas simples que auxiliam na criação e na edição de vídeos, vinhetas, imagens, esquemas. Entre os programas de edição disponíveis na internet, temos o VideoSpin, o Ocam, o Lightworks, o Camtasia e o Activepresenter. Procure e utilize aquele que melhor supra as suas necessidades.

Você pode, também, nessa etapa, incluir em seu material elementos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrições e narrações, a fim de ampliar ainda mais o acesso do público a seu material.

Finalizado o material, é o momento de disponibilizá-lo para o mundo. Existem diferentes sites para cursos a distância, que oferecem plataformas específicas para esse fim. E aqui está um ponto muito importante: procure uma plataforma confiável, segura e que lhe dê liberdade de postagem e de divulgação. Esses elementos são essenciais e devem ser levados em conta na hora de escolher um site de cursos EAD para disponibilizar o material que você produziu.

Passo 4: Venda e divulgação

Disponibilizado o conteúdo na internet, é hora de trabalhar na divulgação do seu material. Uma das possibilidades é alcançar sua audiência de forma orgânica. Para isso, uma ótima opção é utilizar um bom SEO – explicamos melhor o que é isso nesse post.

Você também pode investir em mídias sociais, pois são uma ótima forma de impactar quem você realmente quer alcançar.

Outra possibilidade é investir em links patrocinados, que permitem que você mensure seu retorno, segmente seu público e saia na frente da concorrência.

Gostou dessas dicas? Ficou alguma dúvida? Entre em contato para saber ainda mais, ou confira aqui os nossos serviços.

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