Sabemos que o marketing, assim como o restante do mundo está mudando e se adaptando. Já comentamos aqui sobre o Inbound Marketing, que veio para se contrapor ao Outbond Marketing e gerar melhores resultados para as empresas, especialmente com campanhas online.
Uma ferramenta essencial do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, que está mais bem explicado nesse outro post aqui! E para que você tenha certeza de que essa é a hora certa para se dedicar a esse tipo de estratégia, listamos 5 motivos para você investir no Marketing de Conteúdo. Não perca!
1. Gera conteúdo relevante e educa o mercado
O Marketing de Conteúdo tem como base a geração de conteúdo relevante e perene a respeito do produto ou serviço oferecido pela empresa e de tudo o que se relaciona com ele. Assim, esse tipo de marketing não oferece apenas soluções prontas para o consumidor, mas ensina meios para que ele possa resolver problemas sozinho.
Ainda que isso pareça um erro em um primeiro momento, esse processo educa o mercado e o consumidor e mostra-lhes que é possível contratar serviços ou comprar produtos para resolver, de forma mais cômoda e eficaz, os problemas que encontra em seu caminho. Nesse sentido, educar o mercado tem a ver com oferecer ao consumidor o conhecimento de que ele precisa e, ao mesmo tempo, mostrar que ele pode confiar em empresas para suprir suas necessidades.
2. Possibilita um diálogo mais próximo com as personas da empresa
As personas da empresa, uma vez conhecidas e determinadas, são fundamentais para qualquer estratégia de marketing, especialmente para a produção do Marketing de Conteúdo. Por isso, se você ainda não sabe o que são personas ou não reconhece a importância delas para sua empresa, confere esse outro post aqui!
Criadas as personas, é possível, por meio do Marketing de Conteúdo, estabelecer um diálogo mais próximo com elas, oferecendo-lhes apenas o conteúdo mais relevante para cada uma delas e para o momento do funil de vendas em que se encontram.
Uma forma bastante eficiente de fazer isso é por meio da automação de marketing. Esse mecanismo é responsável por enviar o conteúdo mais relevante para cada lead na hora certa, e faz isso com o material produzido a partir das estratégias do Marketing de Conteúdo.
3. Pode fazer sua marca ser reconhecida como autoridade no assunto
Ao produzir conteúdo relevante sobre os assuntos que se relacionam com o produto ou serviço de sua empresa, sua marca vai se tornando referência no tema e passa a ser procurada sempre que se quer uma informação. Por isso, além de tornar sua marca mais conhecida, o Marketing de Conteúdo torna sua empresa uma autoridade no assunto e faz com que seja referência na área.
Sendo reconhecida como autoridade, sua marca será a mais procurada pelos interessados e alcançará também os indecisos e aqueles que nem mesmo têm clareza sobre o que querem. Esse alcance gera mais leads e, consequentemente, mais clientes.
4. Amplia o alcance da marca no Google e nas redes sociais
Uma das ferramentas que deve ser observada ao produzir conteúdo é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias para melhorar o ranqueamento orgânico do site em mecanismos de busca como o Google. Nesse outro post explicamos melhor como funcionam essas ferramentas.
Além disso, o conteúdo produzido para o blog da empresa, por exemplo, pode ser divulgado ou republicado em redes sociais – adequando o material ao contexto –, ampliando ainda mais o alcance desse conteúdo. Já comentamos por aqui, também, como é importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais, e o Marketing de Conteúdo por ser também uma ferramenta para auxiliar nessa tarefa.
5. Aumenta as vendas com baixo custo
Com o maior engajamento dos clientes gerado pelo Marketing de Conteúdo, aumenta também o volume de vendas. Conquistar a confiança do consumidor por meio de informação e conteúdo relevante é ponto essencial para converter mais leads em vendas, e é isso o que o Marketing de Conteúdo tem como principal resultado.
Além disso, também é uma grande vantagem desse tipo de marketing o baixo custo que ele representa para a empresa. Não é necessário realizar grandes investimentos ou pagar caríssimo em anúncios pagos. O mais importante é ter bons produtores de conteúdo e elaborar um bom planejamento de pautas e de distribuição de conteúdo.
Gostou dessas dicas? Então confere nosso blog, tem muito mais por lá. E se você quer contratar bons profissionais para cuidarem do Marketing de Conteúdo da sua empresa, entra em contato com a gente!